Cada vez mais brasileiros estão interessados em expandir seus investimentos visando países estrangeiros. E uma das principais opções escolhida por muitos empresários é investir nos Estados Unidos.
Além de ser uma ótima oportunidade para dolarizar os negócios, empreender em solo americano é uma das maneiras mais certeiras de se obter o visto do país. Ao invés de começar o próprio negócio do zero (o que daria mais trabalho em termos financeiros e burocráticos), o mercado de franquias é a opção ideal para quem quer começar um empreendimento nos EUA.
Ao mesmo tempo que abrir uma franquia pode ser o caminho mais curto e seguro para conseguir o visto americano, o franchising oferece uma série de vantagens ao investidor, como plano de negócios pronto para ser executado e possibilidade de atuar com uma marca conhecida, testada e aprovada pelo mercado.
Conhecida forma de negócio entre os brasileiros, o mercado de franquias faturou no Brasil mais de R$47 bilhões apenas durante o terceiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número de unidades franqueadas não para de crescer e, atualmente, o país conta com 160.553 unidades em operação.
Além disso, o país estrangeiro com maior número de franquias ativas no Brasil são os Estados Unidos, ou seja, os brasileiros já estão familiarizados com marcas americanas e, consequentemente, com seus produtos e serviços – o que não será motivo de surpresa para quem tem interesse em investir no franchising americano.
Vale lembrar que, assim como no Brasil, alguns cuidados precisam ser levados em conta na hora de abrir uma franquia nos Estados Unidos. Por mais que a franqueadora ofereça todo o suporte necessário para conduzir a operação, é fundamental conhecer o mercado americano e as especificidades do segmento escolhido para abrir a franquia.
Fatores como local do empreendimento e procura pelo serviço ou produto oferecido podem influenciar diretamente no sucesso da unidade. Outro ponto que requer muita atenção é o capital de giro: antes de começar a operação é preciso ter disponível no caixa dinheiro suficiente para manter a franquia funcionando por, pelo menos, 12 meses (ou até o tempo estimado pela franqueadora para atingir o ponto de equilíbrio).
Por isso é tão importante procurar ajuda especializada ao tomar decisões como essa. E já é possível encontrar no mercado brasileiro empresas que auxiliam durante todo o processo de compra da franquia, desde escolher o melhor segmento de atuação para o perfil do investidor até facilitar a obtenção do visto americano.
Adentrar em um novo mercado, provavelmente não tão conhecido nos detalhes pelo investidor, não é tarefa fácil. Toda a burocracia e as dores de cabeça que surgem pelo caminho podem ser evitadas se acompanhadas pelos profissionais certos, treinados e capacitados para que a experiência de investir nos Estados Unidos e criar um vínculo empresarial com o país seja a mais eficiente possível.