Novo normal: Confira 6 segmentos para investir no período pós-pandêmico

De vendas de serviços por aplicativo até artesanatos, franquias driblam as dificuldades de uma nova época

A pandemia do coronavírus acelerou o processo de digitalização no mundo, e com isso trouxe uma nova realidade para empresas de diferentes perfis. Diante desse cenário, o franchising tem o desafio de se adaptar ao mercado dos novos tempos.

“Tudo é novo, mas podemos verificar as tendências e analisar quais investimentos trazem maior segurança e rentabilidade para o investidor. Acredito que o franchising continuará a ser uma excelente opção. É necessário localizar as redes que melhor se adaptam e oferecem maiores chances de lucro no período pós-pandêmico”, comenta Lucien Newton, especialista em franchising e fundador da Loja de Franquia.

Confira abaixo 6 segmentos para investir no novo normal:

Gestão de pessoas

O isolamento social obrigou as pessoas a adaptarem suas rotinas de trabalho, e,diante desse cenário, muitas empresas necessitam de uma maior versatilidade na contratação e coordenação de seus funcionários, o que torna uma boa dinâmica no sistema de gestão de pessoas essencial para o Novo Normal. A Super Estágios, a maior rede de franquias de estágios do Brasil, acredita que a gestão de pessoas aliada a tecnologia é uma opção interessante para obter soluções rápidas e assertivas. A rede faz  a ponte entre empresas e colaboradores, e disponibiliza para empresas um painel de gestão online e para estudantes uma plataforma para se candidatar a programas de estágios.

Delivery

Um setor que ganhou grande destaque na quarentena foi o delivery. Com o isolamento social, as pessoas tiveram uma maior utilização dos aplicativos de entrega. Empresas e redes de franquias do segmento tiveram um aumento na utilização de seus serviços. Esse é o caso da Ceofood, rede de franquias de delivery que trabalha tanto com entregas de refeições completas e também de produtos de diversos segmentos, como farmácias, pet shop, papelarias e muitos outros.

Artesanato

Com a chegada da pandemia as pessoas usaram o artesanato como uma atividade terapêutica e também como uma fonte de renda. Isso fez decolar a maior franquia de artesanatos do país, a Center Panos, que diante de tantos produtos, enxergou uma oportunidade de mercado e disponibilizou em uma maior quantidade o tecido TNT-60, recomendado pela ANVISA para a fabricação de máscaras. A medida deu certo, e em apenas dois meses a rede aumentou suas vendas em mais de 22%.

Venda de serviços por aplicativo

Além do delivery, outras redes implementaram serviços por meio de aplicativos. Uma delas é a Ótris Soluções Financeiras, que facilitou a vida do empreendedor ao criar o Ótris App, que em uma espécie de “uberização” da recuperação de crédito, disponibiliza profissionais especializados no setor para resgatar valores a PMEs. Outra rede que merece destaque é a Nutrimais. A maior rede de franquias de agronegócios do país implementou o Buscar Rural, aplicativo totalmente focado na venda de produtos e serviços para o produtor rural. Por meio dele, o usuário encontra tudo aquilo que é necessário para manter o seu negócio no campo.

Financiamento de crédito

Em meio a reabertura do mercado muitas pessoas podem precisar de um dinheiro extra para voltarem a ativa. Nesse período, marcas como a Vazoli, rede de financiamento de crédito, podem ajudar. Segundo a rede, o que as pessoas querem é um financiamento realizado de forma dinâmica, com o mínimo de burocracia possível.

Serviços de permuta

Devido a crise, nem todas as empresas possuem recursos financeiros para realizar novos investimentos, porém, existem outras maneiras para impulsionar o negócio . Uma delas é a permuta. Pensando nisso, a rede de franquias Clube de Permuta oferece soluções criativas para fazer negócios de uma forma econômica.  Por meio de uma plataforma, ela conecta empresas e pessoas que possuem interesses em comum para realizar a troca de produtos e serviços.