Pertencendo ao segmento de franquias, as microfranquias são empreendimentos de baixo investimento (R$90 mil) e custo operacional que permite aos empreendedores venderem suas marcas por meio de unidades para investidores.
As nanofranquias chegaram para deixar o sistema ainda mais facilitado. Isso porque segue o mesmo padrão, mas possui o valor de investimento ainda mais acessível: R$20 mil.
Oportunidade
Além de acessíveis, muitas marcas facilitam ainda, a forma de pagamento. Parcelamento no cartão e cheques ajudam o interessado a entrar no segmento. Neste momento, para quem está desempregado e busca uma recolocação no mercado, a oportunidade é excelente.
1. Acqio – R$7.490 mil
Especializada em pagamentos eletrônicos via POS (maquininha de cartão), a Acqio possui o modelo de negócio na modalidade home office. No mercado desde 2015, atualmente a marca conta com mais de 600 unidades e pretende obter até dezembro, cerca de 1.200 unidades.
Investimento inicial: R$7.200
Prazo de retorno: 4 a 12 meses
2. Encontre Sua Viagem – R$7 mil
Com foco em serviços de turismo, a Encontre Sua Viagem conta com mais de 500 unidades pelo país. Fundada em 2011, a marca pretende conquistar 100 unidades em 2018 e obter um faturamento anual de R$85 milhões.
Investimento inicial: R$7 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses
3. Gigatron Franchising – R$10.500 mil
A Gigatron Franchising, rede de serviços em tecnologia, oferece como modalidades de negócios o Certificado Digital que pode ser adaptado tanto no home office, como na loja física. Neste primeiro, o investimento é de R$10.500, já o segundo R$13.900. A empresa está no mercado desde 1998, tem mais de 60 unidades em operação e quer chegar a 20 franquias em 2018.
Investimento inicial: R$10.500
Prazo de retorno: 1 a 12 meses
4. Bidon Corretora de Seguros – R$11.990
A Franquia Bidon, Corretora de Seguros, como o próprio nome sugere, atua no mercado com a venda especializada em seguros. A empresa tem 130 unidades, quer chegar a 300 até o fim do ano e projeta um faturamento anual de R$20 milhões.
Investimento inicial: R$11.990
Prazo de retorno: 3 a 12 meses
5. PremiaPão – R$ 8 mil
Fundada em 2015, na cidade de Recife, em Pernambuco, a PremiaPão é uma rede de franquias que vende publicidade em sacos de pão. Exclusivamente em modelos home based, a rede possui mais de 250 unidades espalhadas por todo país. Um dos diferenciais da marca é sortear prêmios para quem adquire os saquinhos. Na prática, o franqueado deve prospectar novas empresas para vender os espaços publicitários disponíveis nos sacos de pão. Com um investimento a partir de R$ 8 mil, suas unidades possuem um faturamento médio de R$ 5 a R$ 7 mil. É a primeira vez que a rede participará da Feira do Empreendedor, e o objetivo da mesma é levar a versatilidade de suas franquias para aqueles que querem ter o próprio negócio.
6. AcquaZero – R$ 10 mil
Criada em 2009 pelo empresário Marcos Mendes, a AcquaZero é uma rede de franquias que atua na área de conservação e limpeza automotiva. Com mais de 240 unidades espalhadas por todo o Brasil, a rede se notabiliza pelos processos ecológicos presentes na realização dos seguintes serviços: enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, higienização interna (estofados, teto, laterais de porta e carpete), limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos e revitalização/cristalização de pintura. Para abrir uma franquia da AcquaZero, o empreendedor opta por três diferentes modalidades de negócio. O valor mínimo para abertura é de R$10 mil. É a sétima vez que a rede participa da Feira do Empreendedor.