Multifranqueados: empresários crescem com franquias da mesma empresa

José e família, durante a inauguração de sua última unidade, no bairro Caminho Novo, em São Jose, em setembro de 2023.

Investir em franquias da mesma empresa é aposta de diversos empresários brasileiros do mercado de franchising para aumentar os lucros e reduzir os custos operacionais. São os chamados multifranqueados.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) sobre o assunto, esse tipo de empreendimento está em crescimento, onde a quantidade de franquias com multifranqueados cresceu de 74,5% para 82%.

A segurança e os resultados deste empresário ao abrir a primeira franquia faz com que amplie o investimento no mesmo negócio.

José Quadros, empresário catarinense de São José, cidade vizinha a Florianópolis, capital catarinense, começou com uma única franquia da rede de farmácias Farma & Farma e atualmente possui nove unidades na Grande Florianópolis. “Crescemos junto com a Farma & Farma, que foi fundada em 1997, enquanto nós iniciamos nossa jornada em 2003”, explica José.

Ele tem duas unidades em São José, sendo que uma delas, no bairro Ipiranga, foi a sua primeira. Além disso, possui três unidades em Florianópolis, uma em Biguaçu e três em Palhoça.

Em Minas Gerais, o empresário Matheus Rangel Jotta, bioquímico de formação, de Viçosa, aposta em estética masculina para expandir. Possui quatro unidades da rede Barbearia Vip no estado ( Viçosa , Ubá, Cataguases , Ponte Nova).

No próximo mês, inaugura a sua quinta unidade, esta em Conselheiro Lafaiete. “Meu sonho sempre foi abrir meu primeiro negócio e quem me apresentou a franquia foi o meu sócio, Rafael, que conheceu a Barbearia Vip em Florianópolis e teve a ideia de abrir em Viçosa. Estudamos a franquia e vimos que não tinha nada parecido em termos de barbearias aqui em nossa cidade”, explica.

Com o sucesso em sua cidade, decidiu apostar em outras, sempre com foco na experiência do cliente. A meta é abrir mais lojas em Minas Gerais e, quem sabe, até em outros estados.

Outras redes conhecidas por este modelo são as “gigantes” do setor de franchising no Brasil, como Pizza Hut, Subway e McDonald´s. Outras empresas consolidadas em seus segmentos, como Mormaii Fitness (atividade física), Up Vet e Mercadão de Óculos (serviços), também registram aumento no número de multifranqueados.

Todos os negócios passam por instabilidades e novos desafios e os multifranqueados já conhecem os obstáculos a serem enfrentados, o que torna mais fácil a abertura de uma segunda unidade ou mais unidades da mesma franqueadora.