Mulheres ganham espaço e dão mais força ao mercado brasileiro de franquias

O crescimento do empoderamento feminino faz com que as mulheres ganhem posições de destaque no mercado de trabalho e, consequentemente, isso tem fortalecido a economia brasileira. Muitas delas deixam de ser colaboradoras de uma determinada empresa para dar um passo adiante e investir no próprio negócio. Esse é o caso de Caroline Czerwenka Rembowski, que decidiu desbravar o setor de franquias, ao investir em três unidades da 5àsec que serão implantadas em São Paulo, em diferentes bairros da capital. A mudança nas escolhas profissionais veio da vontade de empreender, além da opção por ter mais qualidade de vida e tempo para cuidar das filhas pequenas.

De acordo com dados do Anuário dos Trabalhadores das MPE, publicado pelo Sebrae, o número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 15,4%, registrando um aumento de 6,9 milhões para 8 milhões, em 10 anos, levando em consideração o período de 2005 a 2015. Os índices revelam também que, nesse intervalo de tempo, a participação das mulheres no total de empreendedores passou de 30,7%, em 2005, para 31,6%, em 2015, em todo o território nacional. Um fator relevante que também foi apontado na pesquisa é que os negócios liderados por mulheres sobrevivem mais em tempos de crise.

Formada em Administração de Empresas e com pós-graduação em Comunicação, este é o caso de Caroline, que teve diferentes experiências profissionais em diversos segmentos, como varejo, e-commerce, agências digitais, entre outros. Há cerca de três meses, a última experiência profissional foi como gerente de e-commerce de uma empresa de cosméticos. Enquanto estava no período de experiência do novo emprego, surgiu a oportunidade de abrir o próprio negócio e ser tornar uma empreendedora. “Tudo estava caminhando de forma bem favorável. Já era cliente fiel da 5àsec e acreditava na marca pela força e credibilidade que tem no mercado. Além disso, a franqueadora estava buscando franqueados para atuar na região onde eu moro e onde está localizada a escola das minhas filhas”, relata Rembowski.

A nova franqueada conta que sempre foi uma pessoa dinâmica e focada na carreira, mas que começou a repensar certas prioridades e ambições de vida após o nascimento das duas filhas. “Estamos falando de uma alternativa que permite o desenvolvimento do meu lado empreendedor e, ao mesmo tempo, faz com que eu tenha mais tempo para conciliar a questão de carreira com qualidade de vida e a criação das minhas filhas. Antes de fechar o negócio, analisamos o business plan e o retorno sobre o investimento, que se mostrou rentável. Tivemos a oportunidade de conversar com o CEO, Fábio Roth, e avaliamos também o direcionamento da empresa, os projetos para o futuro, o suporte e a estrutura que a franquia disponibiliza para auxiliar o franqueado. Diante de tantos fatores positivos, fechamos esta parceria visando a implantação de três unidades na capital paulista”, explica a nova franqueada.

A primeira lavanderia foi inaugurada neste mês, no bairro do Alto da Boa Vista. As demais serão implantadas na Granja Julieta e na Chácara Santo Antônio. A escolha da região está ligada a estudos que evidenciam a sinergia do público-alvo que mora ou está de passagem por estes bairros com o tipo de serviço que é oferecido pela 5àsec. “A intenção é abrir o segundo ponto de operação ainda em 2019 e inaugurar a terceira loja em 2020. Estamos otimistas com as perspectivas do negócio”, afirma Caroline Czerwenka Rembowski

A franquia foi fundada na França, está presente em mais de 34 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 450 unidades em diferentes regiões do País. Neste ano, a 5àsec integra mais uma vez a lista das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao conquistar a 28ª colocação. O investimento inicial para abrir uma lavanderia da marca é de R$ 250 mil à R$ 380 mil e este valor inclui a taxa de franquia, instalação e capital de giro. Já o prazo de retorno varia de 30 a 40 meses, de acordo com a gestão do operador de franquia, praça e público.