Morana empodera mulheres dentro e fora da empresa

Maior rede de acessórios femininos do Brasil, com mais de 300 lojas, marca tem 75% da equipe e 90% da liderança composta por mulheres; Entre os 163 franqueados, 107 são mulheres

2024 all rights reserved

A Morana, rede de franquias de acessórios femininos com mais de 300 lojas, celebra o Dia Internacional da Mulher com orgulho de sua força feminina e compromisso com o empoderamento. Hoje, 75% de sua equipe administrativa é composta por mulheres, com 90% dos cargos de liderança ocupados por elas.

“Entendemos que a liderança é uma habilidade que vai além do gênero, mas somos uma marca essencialmente voltada para o público feminino, sendo assim, é natural que muitas das nossas posições estratégicas sejam ocupadas por mulheres”, afirma Danielle Hayakawa, gerente de Recursos Humanos do Grupo Morana. “Além disso, as mulheres têm uma compreensão única do universo feminino, o que, naturalmente, contribui para a liderança em áreas-chave da empresa. Valorizamos a competência, a visão e o talento, e é por isso que temos um ambiente onde a liderança feminina é uma realidade, sem que isso seja uma bandeira, mas sim uma consequência do nosso compromisso com a igualdade de oportunidades e com o potencial de todos.”

Os setores de Recursos Humanos e Novos Canais são 100% representados por mulheres. No time de Operações, todas as consultoras de campo são mulheres e, nas lojas, o quadro é totalmente composto por mulheres.

A Morana também se orgulha de ter 107 franqueadas mulheres, entre um total de 163 franqueados, que representam uma parte significativa do sucesso da rede. Dessas, 32 são multifranqueadas e 75 possuem uma única operação. “As mulheres são responsáveis por uma compreensão mais profunda das necessidades e desejos do nosso público-alvo, que é predominantemente feminino. Elas contribuem com uma abordagem criativa, colaborativa e estratégica, características que se refletem diretamente em nossa capacidade de inovar e oferecer soluções autênticas e relevantes.”

Vale pontuar aqui que as mulheres são maioria no setor de franquias. Segundo a pesquisa Perfil do Franqueado & Multifranqueado, da CommUnit, entre os mais de 550 entrevistados, 52% são mulheres. No recorte por quantidade de operações, entre aqueles que têm somente uma franquia, 60% são mulheres. Entre os multifranqueados monomarca, 55% são mulheres. A estatística se inverte apenas entre os multifranqueados multimarca – aqui a presença feminina é de 36%.

Apoio ao desenvolvimento da mulher dentro e fora da empresa

O ambiente favorável às mulheres também é visto no apoio à maternidade. As mães funcionárias recebem o Kit Maternidade e a empresa promove um chá de bebê que conta com o envolvimento de todo o time. “Aqui, entendemos que ser mãe é um dos papéis mais importantes na vida de uma mulher que deseja assumir tal papel”, comenta Danielle. “Entendemos e somos flexíveis quando necessário. O plano de carreira é independente do ser mulher, é algo natural. Nossa força feminina cresce e alcança o sucesso naturalmente porque faz parte de nossa marca. Isso é intrínseco à nossa cultura, então, não é algo que precisa ser dito ou evidenciado o tempo todo. Acreditamos que o que nos move é o propósito e avaliamos a pessoa por sua competência e não pelo seu gênero.”

A marca também se preocupa em reconhecer e celebrar a importância das mulheres externamente, com ações, campanhas e oferecendo produtos e experiências que atendam às necessidades do público feminino.

O propósito da Morana é trabalhar por um mundo onde as mulheres percebam que autenticidade e amor-próprio podem levá-las mais longe do que imaginam. “Somos uma empresa que valoriza a autoestima e aplicamos isso em nosso cotidiano. Por isso, nosso compromisso com as mulheres vai muito além do Dia da Mulher. Trabalhamos diariamente para construir um mundo onde todas as mulheres se sintam valorizadas, respeitadas e empoderadas.”