O modelo de negócios de lavanderia compartilhada em condomínios tem atraído novos players e investidores. O líder e pioneiro neste segmento é o Grupo Acerte – por meio da Autax Equipamentos, voltada para venda e locação de equipamentos para lavanderias profissionais e domésticas, que apostou no nicho há mais de 10 anos, quando esse formato de serviço ainda não era muito comum.
O cenário de lavanderias vem crescendo muito no Brasil e ainda é muito promissor, visto que há uma grande faixa de potenciais consumidores destes serviços em consequência de alguns fatores, como a rotina cada vez mais acelerada, a redução da metragem dos apartamentos nas grandes cidades, as áreas de serviços reduzidas ou até inexistentes, além da busca prioritária por maior qualidade de vida e tempo livre. Para se ter uma ideia do mercado, segundo dados do SINDILAV, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza serviços de lavanderias. Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.
Como pioneiro neste setor, o Grupo Acerte está presente em 117 condomínios, em mais de dez estados brasileiros. Atendendo cerca de 11 mil famílias. “Como qualquer mudança cultural e de comportamento, a curva de aceitação de um novo negócio tende a ser equilibrada, porém crescente. No início, quando abrimos este mercado no Brasil, tínhamos que convencer as construtoras a incluírem as lavanderias compartilhadas no projeto do empreendimento imobiliário. Atualmente, a maioria já nasce com a lavanderia compartilhada e em parceria conosco pela solução completa que oferecemos. A nossa expectativa em 2019 é atingir 150 unidades instaladas”, afirma Alexandre Diniz, diretor do Grupo Acerte.
Além do modelo de negócio direto com a construtora, o Grupo Acerte também atua diretamente com os condomínios e prédios já existentes por meio de contrato de locação. “Temos mais de 468 máquinas instaladas e atuamos com a instalação do maquinário e a solução completa para manutenção, o que possibilita a automatização do serviço em uma época que o hábito do brasileiro mudou. A praticidade neste serviço doméstico faz a diferença na vida do morador”, afirma Diniz.
A tecnologia instalada, com conectividade digital, está a serviço do morador não só com as máquinas e os produtos, mas ele pode programar, reservar e pagar o serviço de lavagem de roupas de forma prática e segura via aplicativo, algo pioneiro no segmento e que elimina o uso de fichas.
“Desenvolvemos uma solução completa para a gestão de serviços de limpeza de roupas nos condomínios com 100% de controle via aplicativo. Com esse novo sistema, o morador programa o uso das máquinas de forma online, podendo agendar para usar o serviço na hora que preferir” ressalta Diniz.
Estima-se que 21% do consumo de água dos brasileiros é consequência da lavagem de roupas em casa. Uma família de quatro pessoas, por exemplo, consome 5.400 litros de água por mês com a lavagem de roupas e, neste mesmo parâmetro, o serviço na lavanderia utiliza apenas 2.160 litros, resultando em economia de mais de 3.240 litros de água por mês (Fonte: Sindilav). “Em nossas instalações totais, geramos uma economia anual de mais de 53 milhões de litros de água para nossos clientes e lavando mais de 12 milhões de roupas por ano. Sabemos da importância disso para a prática do consumo sustentável”, alerta Diniz.
“O modelo de negócio tem tido forte aderência, tanto que no ano passado começamos a operar nos moldes de franquia. O lançamento ocorreu durante a ABF Franchising Expo 2018, com a franquia Laundry 4 You. Temos franqueados operando em seis condomínios e projetamos mais 15 unidades de franquias para inauguração nos próximos meses”, conclui Diniz.