Microlins inaugura primeira escola de ensino profissionalizante e graduação em Tramandaí (RS)

População tem oportunidade de estudar na entidade que oferece educação continuada: do profissionalizante e idioma, até o Ensino Superior e pós-graduação

Moradores de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, que buscam cursos profissionalizantes para ingressar ou conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho passam a contar com uma escola da Microlins a partir de maio, a primeira na região. Como a maior franquia de cursos de capacitação profissional do País e parte do Grupo MoveEdu, a marca possui mais de 400 unidades espalhadas pelo território nacional. Para manter a liderança no segmento de educação, a rede planeja a abertura de 48 novas unidades até o final de 2025, abrangendo todos os estados brasileiros. Atualmente, a Microlins atende mais de 148 mil alunos, oferecendo cursos livres, profissionalizantes, de idiomas, graduação e pós-graduação nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação.

De acordo com números da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias de serviços educacionais no Rio Grande do Sul teve um incremento de 4,6% no faturamento em 2024, em comparação ao ano anterior, reforçando a relevância do mercado para o desenvolvimento profissional da população. Além disso, segundo dados do IBGE, a cidade de Tramandaí tem taxa de escolarização de 97,5% para moradores de 6 a 14 anos de idade. Já com relação ao trabalho e rendimento no estado, no ano de 2022, o salário médio mensal era de 2,1 salários-mínimos, enquanto a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 24,32%. Para auxiliar nas questões de empregabilidade e diminuir o número de jovens que não trabalham e não estudam, a Microlins implantou uma escola na cidade.

A franqueada responsável pela primeira operação da Microlins no município é a administradora de empresas Patrícia Correa Schneider, de 54 anos, que será franqueada da unidade ao lado do sobrinho Gustavo Correa Gomes, de 35 anos. Este é o primeiro negócio de Patrícia no segmento de franquias. Ela foi incentivada a efetuar investimento pelo marido, Ruben Lahyr Schneider Filho, que sempre desejou atuar no setor de franchising. Após pesquisas, o casal conheceu a Microlins e se identificou com o propósito da rede. “Gostamos muito da ideia de transformar a vida das pessoas por meio da educação. Fomos conhecer algumas escolas e isso só fez com que a vontade de fazer parte da rede crescesse ainda mais. Abrimos nosso próprio negócio da rede e escolhemos a cidade de Tramandaí, localizada no litoral norte gaúcho, pois queremos transformar a vida dos jovens que moram na região. Como não temos experiência nesta área, contamos com uma sociedade com meu sobrinho, que atua com educação e nos ajudará nessa empreitada”, conta.

Patrícia reforça que a ideia é fazer com que a Microlins cresça dentro do município, auxiliando os jovens a buscarem por cursos profissionalizantes, para se inserirem no mercado de trabalho. “Buscamos proporcionar aos munícipes um ambiente seguro, agradável para estudar, com cursos para alavancar a vida dos jovens e das pessoas em geral, que ofereçam conhecimento de uma forma moderna e interativa. Queremos seguir expandindo com a rede e consolidar essa unidade como uma referência da região, pois exploramos o conceito de educação continuada. Ou seja, o aluno começa conosco em cursos profissionalizantes. Após conquistar uma posição profissional, ele pode investir em uma graduação para almejar novos cargos, e uma pós-graduação para se especializar e adquirir ainda mais conhecimento”, revela.

Com notoriedade no setor de educação, o investimento inicial para abrir uma franquia da Microlins parte de R$ 150 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil, taxa de lucratividade de 35% e prazo de retorno do investimento a partir de 12 meses.