O cenário é propício. Com o desemprego em alta e o aumento de profissionais fora do mercado formal de trabalho, as microfranquias podem ser uma solução acessível para começar o ano de maneira diferente: empreendendo. Somente no Brasil são cerca de 589 marcas que expandem por meio das microfranquias e, com o crescimento de 8% registrado em 2018, elas se mantêm como opção interessante para quem quer empreender, mas não possui muitos recursos para investir.
Confira, abaixo, algumas opções de franquias nesse formato:
Fundada em 2012, a Mr. Kids é uma rede de microfranquias de vending machines que trouxe ao segmento uma solução inovadora: não apenas uma máquina de balas, doces e brinquedos, mas também o sonho do negócio próprio para novos empreendedores. O investimento inicial é de R$ 18.700,00 e a taxa de franquia é de R$ 5 mil.
A Suporte Smart é uma rede de franquias de assistência técnica de celulares fundada em 2010 e desde 2017 no franchising. A rede acaba de formatar a franquia home-based, que funciona como delivery, em que o técnico vai até o cliente consertar o aparelho. O investimento inicial neste formato é de R$ 4.290,00 e a taxa de franquia é R$ 1.997,00.
Rede de franquias especializada no ensino de inglês para crianças a partir de 18 meses, a The Kids Club oferece cursos para alunos até os 12 anos, além de certificação internacional e intercâmbio exclusivo na Inglaterra. Os franqueados podem operar também no formato home-based, que tem investimento total de R$ 40 mil e taxa de franquia de R$ 12.500,00.
Com a proposta de oferecer uma alimentação saudável e com muito sabor, preparada de forma rápida e a um preço acessível, a Mr. Fit é pioneira em fast-food saudável no Brasil. O investimento no modelo Microfranquia Freezer é de R$ 12 mil e no modelo Mr. Fit Café o investimento é de R$ 49 mil.
Unindo qualidade e sabor, a Chocolateria Brasileira traz ao mercado nacional produtos finos e desenvolvidos com matéria prima de primeira linha. No cardápio, barras, trufas e bombons, embalados individualmente ou em kits, se unem ao aroma do delicioso café, capaz de arrancar suspiro do mais distraído consumidor. No Quiosque sem cafeteria o investimento inicial é a partir de R$ 44.790,00 e taxa de franquia de R$ 15 mil. Já no modelo ChocoBag o investimento é a partir de R$ 5 mil.
A rede oferece aos clientes o mais autêntico sabor do açaí, conciliando ambiente contemporâneo e agilidade no atendimento com um produto 100% natural e livre de conservantes. O modelo Bike food tem investimento inicial de R$ 27 mil e taxa de franquia de R$ 9 mil.
A rede surgiu da união de duas empresárias que tem o sonho de estimular o consumo sustentável. As peças são de marcas renomadas e passam por uma curadoria diferenciada que vai desde a seleção, até a higienização e venda. O modelo Brechó Bag tem investimento inicial de R$ 5.900,00 e taxa de franquia de R$ 1.200,00.