Mercado pet projeta cerca de R$ 70 bilhões em 2023; serviços afetivos são tendência

Eles têm ganhado popularidade à medida que os tutores buscam formas de melhorar a qualidade de vida e a felicidade de seus companheiros

Young woman taking a bath with her favorite dog, world dog love day concept.

Os serviços afetivos no mercado pet estão em alta. Eles visam atender às necessidades emocionais e de bem-estar dos animais de estimação, bem como proporcionar conforto e vínculo entre os pets e seus donos.

Esses serviços têm ganhado popularidade à medida que os tutores buscam formas de melhorar a qualidade de vida e a felicidade de seus companheiros, por exemplo, creches para animais de estimação, passeadores e, na área da estética, o banho afetivo.

“No banho afetivo, o próprio dono faz a limpeza do pet”, comenta Junior Talhaferro, fundador da Perto Pet, franquia de estética para pet. “É uma abordagem que proporciona um banho mais relaxante para o animal, levando em consideração a higiene e bem-estar emocional do pet durante o processo”, completa.

Como funciona?

Talhaferro explica que, no caso da Perto Pet, a franquia fornece toda a estrutura e auxílio para a realização do banho. O tutor paga pelo serviço e pode realizá-lo na própria loja. “Por uma questão de conexão, em vez de deixar o cão e buscá-lo depois de algumas horas, muitos donos preferem eles mesmos dar o banho”, diz.

Para o fundador da Perto Pet, os serviços afetivos são uma tendência no mercado pet, tanto que a própria franquia foi criada já pensando nesses valores. “O nome Perto Pet se refere a estar perto do tutor. Nossos modelos de negócio, container e store, são adaptáveis para condomínios, postos de gasolina, galerias”, conta.

Mercado pet

O Brasil abriga cerca de 150 milhões de animais de estimação, dos quais mais de 85 milhões são cães e gatos, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil).

Ainda de acordo com a entidade, o mercado faturou R$ 60,2 bilhões em 2022 e a projeção para 2023 é de alcançar R$ 67,4 bilhões.

No mundo, segundo a Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil representa a terceira maior fatia no faturamento, ocupando 4,9% do montante. Os Estados Unidos lideram com 43,8%.

Como adquirir uma franquia da Perto Pet

Para adquirir uma unidade, o investimento é a partir de R$ 85 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 12 e 18 meses, dependendo do modelo escolhido.