Mesmo em um cenário econômico desafiador, o mercado de Franchising no Rio de Janeiro mostra sua força e resiliência. Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias do Rio de Janeiro faturou cerca de R$ 15,8 bilhões em 2017, o que representa cerca de 10% do faturamento do mercado nacional de franquias no período, que foi de R$ 163,319 bilhões.
O Rio de Janeiro é o 2º em número de redes. O mercado fluminense cresceu 10% em número de redes atingindo o patamar de 578 marcas em operação. Além disso, em unidades expandiu 6% com 9.304 pontos de venda. “Mesmo com toda a instabilidade, estes números refletem a força do mercado fluminense. O Estado possui grandes marcas com força atuante em todo o País e está enfrentando com muito profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico. As redes do setor têm trabalhado duro para manter e expandir seus negócios com a certeza de que há boas oportunidades para se reinventar e crescer”, afirma a presidente da Seccional Rio de Janeiro da ABF, Eliane Bernardino.
A maioria das redes fluminenses atua nos mercados de Alimentação (34,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%), e Moda (12,2%) o que mostra que o Estado está alinhado com o mercado nacional.
Os números da ABF balizam o mercado e são utilizados pelo próprio setor, além de instituições financeiras e órgãos governamentais. “A apuração de dados do setor é fundamental para o esclarecimento e a análise do mercado e para a melhoria do sistema de franchising. Com essa pesquisa, podemos traçar estratégias para proporcionar aos nossos parceiros e associados um aprofundamento da análise sobre as diversas áreas que envolvem o franchising”, destaca a executiva.