Mercado de cursos de Programação e Robótica reaquece e SuperGeeks prevê 50% de aumento no faturamento

A rede destacou-se novamente na Olimpíada Brasileira de Informática, com 14 medalhistas

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica (Ciência da Computação) para crianças e adolescentes do Brasil. A rede surgiu quando seus fundadores — Marco Giroto e Vanessa Ban, que moravam no Vale do Silício (EUA), perceberam que escolas, empresas e políticos americanos estavam se mobilizando para ensinar Ciência da Computação para crianças e adolescentes. Amante da tecnologia, Giroto começou a programar cedo, com apenas 12 anos, e uniu toda sua perícia com a ampla experiência de Vanessa em lecionar para juntos.

Com objetivo de ensinar de maneira divertida e criativa crianças e adolescentes a criarem tecnologias, estimulando também a formação de programadores, e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores.

Para a SuperGeeks, o ano de 2021 foi de muitos desafios e também de aprendizado. A rede destacou-se mais uma vez na Olimpíada Brasileira de Informática, com 14 medalhistas. A única escola de Programação e Robótica para crianças, com esse resultado. Reflexo na agilidade das mudanças, a escola vai fechar o ano com mais de 40 unidades e tem planos de expansão, principalmente com a opção de microfranquia (com atuação 100% online).

O empreendedor comenta que o mercado de franquias, em especial o educacional, foi impactado diretamente pela pandemia — não só pela questão do fechamento físico das escolas, mas pelo modelo de aulas online, onde muitas organizações ainda não estavam preparadas para efetuar essa mudança.

Entretanto, houve franqueados da SuperGeeks que se destacaram, devido à atuação comercial, atendimento, pedagógico, faturamento, retenção e novas matrículas, como Alto da Lapa (São Paulo/SP), Fortaleza (Fortaleza/CE), Canoas (Canoas/RS), Vila Mariana (São Paulo/SP) e Itu (Itu/SP).

Ainda sobre o impacto causado pela COVID-19, segundo o relatório da PAINEL TIC sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia, os recursos utilizados para acompanhamento de aulas ou atividades remotas por estudantes com 16 anos, que frequentam escolas e universidades, foi de 71% através de sites, redes sociais ou plataformas de videoconferência e 55% por aplicativos.

“Ministrar uma aula online não é simplesmente colocar uma câmera na sua frente. Precisa se preparar, adaptar conteúdo, fazer um pré e pós-aula alinhado e enfrentar novos desafios da modalidade online (como câmeras abertas na casa de um aluno; interação da turma…). Contudo, apesar das adversidades, o setor de franquia conseguiu se reinventar e possui boas expectativas para 2022, considerando a reabertura dos estabelecimentos físicos e o avanço da vacinação”, comenta o empreendedor de sucesso, Marco Giroto.

No contexto atual, fica cada vez mais evidente o papel das tecnologias de informação nos diversos aspectos de nosso cotidiano. Para 2022, Marco finaliza afirmando que as expectativas são de um aumento no faturamento da rede em 50%, diante do reaquecimento do mercado, reabertura física das unidades e conscientização da importância da ciência da computação nesse momento.