Mercado de alimentação saudável deve crescer 27% até 2025; com alta, franquias do ramo expandem

Uma das explicações é o maior acesso à informação, fazendo com que as pessoas fiquem mais conscientes dos benefícios de um estilo de vida saudável

Segundo pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, o mercado de alimentos saudáveis cresceu 33% entre 2015 e 2020. E a projeção é que cresça mais 27% até 2025.

Uma das explicações é o maior acesso à informação por meio da internet e das redes sociais, fazendo com que as pessoas fiquem mais conscientes dos benefícios de um estilo de vida saudável. Além disso, há uma tendência crescente por esse gênero.

Outra pesquisa, esta realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), evidenciou que 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados e atenção para alimentação e hábitos saudáveis, fator que evidencia a expansão do mercado de alimentação saudável.

Franquias do ramo em alta

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Alimentação – Food Service cresceu 38,1% no primeiro semestre, quando somados primeiro e segundo trimestres em comparação com o mesmo período de 2022.

Diante disso, algumas redes vêm se destacando no mercado, como a Sucos S/A, franquia de alimentação saudável que oferece em seu cardápio uma variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais, caldos e tapiocas.

“A Sucos S/A começou com um quiosque em Araçatuba. Hoje oferecemos um cardápio completo com todas as refeições”, comenta Gustavo Dinamarco, sócio da franquia. “Atualmente temos quase 20 operações, com duas implantações em andamento na cidade de São Paulo”, diz Suzana Dinamarco, sócia da marca.

Segundo Gustavo, a projeção para 2024 é inaugurar franquias nos estados de Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais. “São regiões onde o franchising performa bem ou está se desenvolvendo rapidamente”. A rede já conta com uma unidade em Uberlândia (MG), Itaúna (MG) e Curitiba (PR).

Como adquirir uma unidade

Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 250 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.