Marcas e profissionais recebem o Prêmio ABF Destaque Franchising 2017

Muito trabalho em rede com resultados concretos, cases de sucesso, estudos acadêmicos e reportagens que evidenciaram a importância do sistema de franquias brasileiro. Estas são iniciativas reconhecidas pela Associação Brasileira de Franchising no 23º Prêmio ABF Destaque Franchising, cujos vencedores a entidade tem a honra de anunciar. O Prêmio é a principal honraria do mercado de franquias nacional.

De acordo com Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, “essa premiação tem um papel muito importante dentro da missão da ABF: reconhecer as melhores práticas, seja entre franqueadores, franqueados e outros stakeholders, e difundi-las de forma a promover um franchising cada vez mais forte e inovador. Os vencedores deste ano, certamente, são uma referência e fonte de inspiração para todos nós, ainda mais com o contexto desafiador que estamos vivendo”.

O Prêmio é dividido em seis categorias: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Ano, Sustentabilidade, Trabalho Acadêmico e Jornalismo. A última categoria é subdividida em: Jornal Impresso, Revista, Mídia Digital, Mídia Regional (nova subcategoria criada para incentivar jornalistas e veículos de fora do eixo SP-RJ Capital) e Sustentabilidade – matérias referentes a franquias ou a pequenas empresas, publicadas em mídia impressa ou digital (exceto rádio e TV).

Vencedores do ano

O 1º lugar na Categoria Franqueador do Ano é da rede Influx English School. Fundada em 2004 em Curitiba (PR) por Ricardo Leal, Eduardo Leal, Leonardo Paixão e Paulo Tavares, a marca é reconhecida por sua metodologia diferenciada e inovação no ensino de inglês e espanhol. Atualmente, a rede conta com mais de 100 unidades distribuídas em todas as regiões do País e com mais de 45 mil alunos.

Na Categoria Franqueado do Ano, o vencedor é George Rigato, da rede O Boticário – Unidade CP Korinthos, de Itapetininga (SP), autor do case “SkoreGame® – gamificando o dia a dia do varejo”. Para melhorar o engajamento do time de vendas, o franqueado criou uma plataforma que reproduz no ambiente e na linguagem de jogos virtuais as ações de vendas. Além de promover o maior engajamento, o game elevou a motivação, a performance e os índices de retenção dos colaboradores das unidades. Acessível remotamente por smartphones ou de qualquer computador, o sistema traz um quiz com 100 perguntas que aprimoram a argumentação das consultoras de vendas. Por meio do SkoreGame®, as vendedoras acompanham seu desempenho e os gestores têm acesso fácil e ágil às informações e dados do negócio. Os resultados são extremamente positivos, entre eles o Retorno sobre Investimento (ROI) aumentou 514%, o tempo gasto com processos e os custos com treinamento foram reduzidos em 83% e 50%, respectivamente, e o valor do ticket médio subiu 6%. 

Carlos Wizard Martins é a Personalidade do Ano no franchising brasileiro. Empreendedor incansável, Carlos Wizard iniciou sua trajetória empresarial no franchising em 1987, ao criar a rede de escolas de idiomas Wizard. Após, o empresário fundou o Grupo Multi Educação – detentor de marcas como Yázigi, Microlins e Skill – vendido para a gigante britânica do segmento, Pearson, em 2013. Visionário, no ano seguinte ele adquiriu, por meio da Sforza Holding (private equity da família Martins), a Mundo Verde, maior rede de produtos naturais da América Latina. Atualmente, a holding comandada por Carlos Wizard reúne as marcas Ronaldo Academy, criada junto com o campeão mundial de futebol Ronaldo “Fenômeno”; Topper e Rainha – que formam a BR Sport s; Hub Prepaid, holding composta por empresas de meios de pagamentos pré-pagos; Orion, Taco Bell, Logbras e Academia Palmeiras.

Em Sustentabilidade sagraram-se vencedoras marcas que se destacaram por seus cases: na Categoria Máster, a 1ª colocação ficou com a rede Sorridents, pelo Projeto Odontologia Social e Educação em Saúde Bucal. Por meio de seu instituto, a rede desenvolve trabalhos junto às comunidades carentes com palestras de saúde bucal, escovação assistida e pré-avaliação de saúde bucal, e orientação individualizada na Unidade Móvel, um veículo adaptado com consultório odontológico. Em 2016, o Instituto Sorridents beneficiou diretamente 65.852 pessoas. Já na Categoria Sênior, o 1º lugar é da iGUi Trata Bem pelo projeto do novo quiosque da marca, feito com lâminas de fibra de vidro, material termoacústico, com custos reduzidos, sem desperdícios e economia de recursos como água e energia.

Doutora e mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE-UFMG), a professora Deborah Oliveira Santos Abdala venceu na Categoria Trabalho Acadêmico, com a tese “Determinantes do Crescimento e da Sustentabilidade das Redes de Franquias”. A pesquisadora recebeu um prêmio no valor de R$ 4.500,00.

Destaques no jornalismo

Na Categoria Jornalismo, na qual se inscreveram mais de 140 reportagens, os vencedores foram: Jornal Impresso, Ana Clara Veloso, do Extra (RJ), com a matéria “Em expansão: 68% das redes contam com multifranqueados”; Em Revista, Felipe Datt, em colaboração para a Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), que escreveu sobre a “Invasão global”; na Mídia Digital, Mariana Fonseca, do portal Exame.com, autora da reportagem “Eles têm várias franquias ao mesmo tempo – e contam seus truques”; já na Mídia Regional o 1º lugar ficou com Gabriela Virdes, do jornal A Cidade (de Ribeirão Preto, SP), com a reportagem “Caminho para empreender”; e o prêmio em Sustentabilidade foi para Eduardo Vanini, de O Globo (RJ), pela matéria “Juntos e misturados”. Cada um dos profissinais de jornalismo receberam R$ 5 mil como prêmio.

“Destacar e premiar marcas e profissionais que se dedicaram, em suas atividades, para o fortalecimento da indústria do franchising é um compromisso assumido pela ABF que, ao completar 30 anos, celebra de forma especial a conquista dessas pessoa cujas atitudes fazem a diferença. A todos, nossos parabéns”, conclui Altino Cristofoletti Junior.