Maple Bear quer aprofundar expansão com participação na Expo Franchising ABF Rio 2021

Rede canadense bilíngue planeja ingressar em praças do estado do Rio de Janeira e visa também oportunidades em todo o Brasil

Nos desafiadores anos de 2020 e 2021, a Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, inaugurou 41 escolas em diferentes regiões brasileiras. Em 2022, mais 70 estão em fase implantação em todo o País. Com um plano de expansão robusto, a marca busca oportunidades para ingressar em praças do Rio de Janeiro e em outros 86 municípios dos demais estados, espalhados por todo território nacional. E para contribuir com esta estratégia, a rede é uma das cerca de 200 marcas participantes da Expo Franchising ABF Rio, uma das principais feiras de franquia da América Latina e única edição física oficial do sistema de franquias no Brasil em 2021. O evento será realizado de 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Acreditando na recuperação econômica, empreendedores fluminenses e de todo o País terão novamente a oportunidade de participar de uma feira de franquias que apresenta diversas oportunidades tanto para os expositores, como para quem deseja abrir o próprio negócio. A expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber milhares de visitantes durante os três dias do evento. Neste ano, a iniciativa traz novidades em termos de conteúdo e áreas temáticas, seguindo todos os protocolos sanitários determinados pelas Regras de Ouro da Prefeitura do Rio, que incluem a apresentação do comprovante da vacina, distanciamento social, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool a 70% ou pias para que os participantes possam higienizar as mãos.

Com 20 escolas no Rio de Janeiro que estão operando ou em implantação, que somam mais de 2,6 mil alunos, a previsão da Maple Bear é abrir, ao menos, mais quatro escolas da rede no estado. Entre os locais de interesse, a marca destaca as praças que ainda estão disponíveis na região, como Cabo Frio, Nova Friburgo, São Gonçalo e Angra dos Reis, levando em consideração que o relacionamento criado na feira pode abrir outras oportunidades para os demais estados. “Temos dois perfis principais para quem deseja se tornar um franqueado. Um deles é composto por educadores que já reconhecem a marca, o valor da educação e enxergam na Maple Bear uma metodologia única. O outro é formado por investidores, que atuam em outros segmentos, ou grandes grupos investidores, que veem a educação como um excelente negócio, que proporciona receita recorrente”, revela o diretor geral da Maple Bear para a América Latina, Vitor Schmid.

Um dado curioso para quem deseja ingressar no segmento de educação regular é que, mesmo durante a pandemia, o ensino bilíngue (Infantil, Fundamental e Médio) continua a atrair cada vez mais famílias brasileiras. A Maple Bear, por exemplo, registrou um crescimento no número de matrículas de 18% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, e de 40% em relação a 2019. Com isso, a rede, que atualmente conta com 159 escolas em atuação no Brasil em todos os estados, chegou a mais de 30 mil alunos em território nacional. Ao final do próximo ciclo, que começa em fevereiro de 2022, a marca deve atingir mais de 36 mil alunos matriculados em todo o País.

A Maple Bear é uma excelente alternativa para quem deseja ser dono de uma escola de educação regular, que inicia no Ensino Infantil e pode avançar até o High School (Ensino Médio). O grande diferencial da rede é seu modelo de ensino canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico. Além disso, com altos índices de analfabetismo funcional e baixa penetração do ensino superior e de línguas, os negócios de educação têm um campo vasto no Brasil, especialmente na área do bilinguismo, na qual, segundo dados do British Council, apenas 1% dos brasileiros tem alguma fluência em inglês.

“Em nosso programa, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante, no Ensino Fundamental, passa a ser 50% em inglês e 50% em português. Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades, em detrimento da memorização inerente ao método de escolas tradicionais. Formamos um cidadão muito mais preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, afirma o diretor geral da Maple Bear para a América Latina.

Com origem em Vancouver (Canadá), a rede oferece ensino de excelência fundamentado nas melhores práticas do modelo canadense. O setor é altamente atrativo para investidores, uma vez que proporciona receita recorrente, permanência dos alunos na escola por vários anos e com índice de rematrícula superior a 90%. O investimento é realizado de forma progressiva, pois as escolas iniciam com as séries do Ensino Infantil, ampliando sua oferta para Fundamental e Médio conforme a demanda.

“Apesar de termos conseguido muitas negociações boas, tanto no ambiente digital quanto no híbrido, temos interesse em retomar as negociações presenciais. Com isso, a Expo Franchising ABF Rio traz uma gama enorme de oportunidades para nós. Digo isso, pois as pessoas querem se relacionar no presencial e este é um importante momento para estreitarmos as negociações. Ao longo da pandemia, a marca passou por algumas transformações. A Maple Bear conta com um suporte diferenciado e planejado para diferentes situações. Dessa forma, conseguimos bater metas históricas nesse período. Estes números positivos, que mostram o excelente desempenho da rede, com certeza, farão a diferença no momento de decisão dos investidores”, comenta Vitor Schmid.

A Maple Bear chegou ao Brasil em 2006 e foi adquirida em 2017 pelo grupo SEB – um dos líderes no mercado de ensino privado no País. A operação brasileira é a mais bem-sucedida mundialmente, mas a marca também está presente em 31 países, com 567 escolas pelo mundo, evidenciando uma trajetória e estrutura consolidadas.