Maple Bear mira Várzea Grande e deve gerar investimentos e empregos na cidade

Rede é conhecida entre as melhores escolas de ensino bilíngue do mundo

A Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, colocou Várzea Grande como uma de suas metas de expansão no estado do Mato Grosso em 2022. A rede, que já tem quatro escolas em operação no Estado, busca um investidor local para abrir seu primeiro colégio na cidade em questão. O investimento inicial em uma escola Maple Bear é de, em média, R$ 2 milhões, com a criação de cerca de 20 postos de trabalho direto. Em 2020, mesmo durante a pandemia, a Maple Bear inaugurou 23 escolas em todo o País e neste ano, foram abertas 21, gerando empregos e negócios em nível local. O município faz parte da região metropolitana da capital do estado e abriga o Aeroporto Internacional de Cuiabá — Marechal Rondon. Nas próximas semanas, representantes da Maple Bear Central irão se reunir virtualmente com investidores locais interessados.

A Maple Bear é uma excelente alternativa para quem deseja ser dono de uma escola de educação regular, que inicia no Ensino Infantil e pode avançar até o High School (Ensino Médio). Atualmente, são mais de 30 mil alunos nas 159 escolas em operação no Brasil e mais de 42 mil estudantes e 567 escolas em nível global. O grande diferencial da Maple Bear é seu modelo de ensino canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

Além disso, com altos índices de analfabetismo funcional e baixa penetração do ensino superior e de línguas, os negócios de educação têm um campo vasto no Brasil, especialmente na área do bilinguismo que, no qual, segundo dados do British Council, apenas 1% dos brasileiros tem alguma fluência em inglês. Várzea Grande tem população e renda significativas e em crescimento e, no mercado de educação especificamente, se caracteriza pela alta concentração de escolas de métodos tradicionais conteudistas e carência no bilinguismo genuíno. A cidade é a segunda mais populosa do Mato Grosso e concentra o maior polo industrial do estado.

Com origem em Vancouver (Canadá), a rede oferece ensino de excelência fundamentado nas melhores práticas do modelo canadense. O setor é altamente atrativo para investidores, uma vez que proporciona receita recorrente, permanência dos alunos na escola por vários anos e com índice de rematrícula superior a 90%. O investimento é realizado de forma progressiva, pois as escolas iniciam com as séries do Ensino Infantil, ampliando sua oferta para Fundamental e Médio conforme a demanda.

A Maple Bear chegou ao Brasil em 2006 e foi adquirida em 2017 pelo grupo SEB — um dos líderes no mercado de ensino privado no País. A operação brasileira é a mais bem-sucedida mundialmente, mas a marca também está presente em 31 países, com 567 escolas pelo mundo, evidenciando uma trajetória e estrutura consolidadas.