Maple Bear mira o interior e litoral paulista para abrir escolas, gerando investimentos e empregos nas regiões

Receita recorrente, abertura de novas turmas e permanência dos alunos por longo período são as vantagens para quem deseja investir em uma escola de educação regular

Maior rede de escolas bilíngues do mundo, a Maple Bear visa ingressar no mercado de Pirassununga, Jaú, Caraguatatuba e São Sebastião, no estado de São Paulo, em 2022. Esse movimento irá gerar um investimento de R$ 8 milhões e cerca de 80 empregos diretos. Atualmente, a região da Grande São Paulo conta com 77 escolas da rede canadense em operação. Após estudos, foi identificado pela marca canadense a predominância de escolas tradicionais, não havendo instituições bilíngues por imersão nas regiões em questão. Dessa forma, está nos planos da Maple Bear a implantação de uma escola em cada município que conta com metodologia canadense, considerada uma das melhores do mundo. Durante o mês de julho, representantes da rede irão se reunir presencialmente com investidores interessados em abrir escolas nas localidades.

De acordo com dados do IBGE, Pirassununga conta com uma população com mais de 77 mil habitantes. Trata-se de um município que dispõe de uma economia fundamentada em diferentes setores, como na prestação de serviços, indústria, agropecuária e turismo. Ainda segundo o censo, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98,2%, registrando uma média de 8 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2021. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, Pirassununga conta com 40 escolas de Ensino Fundamental e 16 de Ensino Médio. Desde 2010, o município vem recebendo investimentos privados, de acordo com dados da Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo 2010, realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.

No caso de Jaú, trata-se de um município onde a agricultura da cana-de-açúcar, para produção de açúcar e álcool, é predominante. O setor ocupa 94% da área de Jaú e 7% da população economicamente ativa. Com isso, a região recebe investimentos para pesquisas voltadas à produção da muda até a obtenção do produto final. Dados do IBGE mostram que a cidade conta com uma população com mais de 153 mil habitantes. Ainda segundo o censo, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97,8%, registrando uma média de 14 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2021. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, Jaú conta com 49 escolas de Ensino Fundamental e 24 de Ensino Médio. A economia do município em questão vem se desenvolvendo graças ao setor do agronegócio, com o plantio de cana-de-açúcar, café, frutas e algodão. Isso faz com que haja um aumento na procura por propriedades rurais, proporcionando oportunidades de investimento na região.

A Maple Bear também visa ingressar no litoral paulista. O principal foco está no litoral norte São, mais precisamente em Sebastião e Caraguatatuba, municípios que estão nos planos da marca. Segundo o IBGE, São Sebastião conta com uma população com mais de 91 mil habitantes, com taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos de 98,2%, registrando uma média de 11 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2021. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, o município conta com 31 escolas de Ensino Fundamental e 14 de Ensino Médio. Já Caraguatatuba, segundo o IBGE, a população é de mais de 125 mil habitantes. Ainda segundo o instituto, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97,7%, registrando uma média de 17 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2021. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, Caraguatatuba conta com 53 escolas de Ensino Fundamental e 23 de Ensino Médio.

“Com uma demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, temos o intuito de levar à Pirassununga, Jaú, Caraguatatuba e São Sebastião a primeira escola da Maple Bear, focada no bilinguismo por imersão. No programa da escola, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês, com 4 anos é introduzida a língua materna, mas ainda em proporção menor do que a interação com o português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português. Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades. É formado um cidadão mais preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, revela o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela.

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 550 escolas em mais de 30 países, Maple Bear atende a 45 mil alunos. Presente em todos os estados brasileiros somando mais de 170 escolas, a Maple Bear é também parte do Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo. “Para quem deseja investir no setor em questão, a marca é uma excelente alternativa para quem deseja ser dono de uma escola de educação regular, que inicia na Educação Infantil e pode avançar até o Ensino Médio, oferecendo aprendizado de alta qualidade. Além disso, o setor é altamente atrativo para investidores, uma vez que proporciona receita recorrente, permanência dos alunos na escola por vários anos e um índice de rematrícula superior a 90%”, explica Quintela.

A metodologia canadense – reconhecida como a melhor entre os Países de língua inglesa pelo PISA, programa de avaliação da OCDE – existe há mais de 50 anos e atua de forma robusta no desenvolvimento dos jovens, favorecendo o despertar da paixão pelo aprendizado e a abertura de horizontes aqui e no exterior. Outro foco importante é o desenvolvimento da criatividade, senso crítico e resolução de problemas, habilidades sociais fundamentais para o Século 21, sendo isso realizado sempre de forma e aplicável ao dia a dia.

Para isso, são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, no qual buscamos que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.