Nesta semana, dois ônibus com mais de 30 pessoas seguiram rumo ao hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, para doar sangue. Além desta caravana com os estudantes da Universidade Estácio (SP), mais de 20 profissionais do setor de franquias se dividiram em outros hemocentros da cidade com o mesmo objetivo. Um total de setenta e duas doações em pouco menos de duas semanas.
A ideia de fazer a boa ação surgiu dentro do MOVE Franchising, tradicional grupo de profissionais do setor de franquias que se une periodicamente para praticar atividade física e fazer networking. Em sua 9ª edição, o Grupo MOVE Franchising, idealizado por Denis Santini, CEO da agência de comunicação MD | Make a Difference, estabeleceu como meta para obter pontos da gincana a doação de sangue.
A ideia foi abraçada pelo grupo e ganhou simpatizantes que se engajaram na mesma causa. Foi o caso da Faculdade Estácio. “Ficamos sabendo do desafio por um amigo que participa do MOVE, o Adriano Lopes de Oliveira, CEO da Gelatelier. Ele postou em sua rede social que precisava de voluntários para doar sangue e explicou do que se tratava. Acionei a Fabiana Borges, Diretora do Campus Cotia e imediatamente nos mobilizamos e aderimos ao movimento”.
“Iniciamos essa etapa em novembro e estamos chegando ao fim da competição. Além de incentivar as pessoas a praticarem uma atividade física, o MOVE, que sempre contribui com uma instituição social, desta vez engajou por uma causa tão importante quanto, que é a doação de sangue, em especial em uma época que hemocentros sofrem com a baixa adesão”, diz Santini.
O MOVE começou com um grupo de corrida e foi crescendo. Hoje inclui outros esportes além da corrida e tem de 3 a 4 edições por ano. A etapa Desafio de Verão – sua que seca termina no próximo dia 2 de dezembro, quando será anunciado o grupo vencedor. Desta vez, os times se dividiram em nomes de ilhas paradisíacas, cada um com aproximadamente 20 participantes. Finalizado o desafio, os “atletas” descansam e voltam para uma nova etapa em alguns meses.
Trabalhar no setor de franquias é condição para fazer parte do grupo. Por meio de um sorteio os grupos se formam e as regras são definidas. Cada grupo tem um líder que incentiva, organiza e gerencia a tabela de pontos via WhatsApp, onde os participantes comprovam a prática de atividade física com fotos e aplicativos esportivos. Vale caminhada, corrida, bicicleta, musculação, tênis, funcional e crossfit. Ao final, o grupo que somar mais pontos é o campeão, e seus integrantes levam para casa um troféu. “Mas todos saem ganhando, porque ampliam a rede de relacionamento e melhoram a condição física”, afirma Alexandre Sita, CEO da Proselling, que participa do MOVE desde o iníci
Entre os participantes, histórias de superação. É o caso de João Baptista, do Rei do Mate (foto), que já perdeu mais de 10 kg desde que começou a treinar, e agora se prepara para sua primeira meia maratona. “O grupo nos motiva naqueles dias que você nem pensa em treinar, mas como tem compromisso com o grupo, a gente vai lá e sua”, comenta.
Empresário e atleta, Denis Santini já participou de doze meia maratona. “Esporte é sinônimo de disciplina, foco e ajuda a combater o stress do dia a dia. Qualquer atividade física é sem dúvida um aliado”, conclui e ressalta: é importante procurar antes de qualquer prática aconselhamento médico e manter os exames em dia, além é claro de uma dieta saudável
A cada etapa, uma instituição social diferente fica com o dinheiro arrecadado com a vendas dos kits, compostos por camiseta, boné, sacola e brindes dos patrocinadores. Na etapa anterior, a ONG do ex-jogador Cesar Sampaio, Fundação Cidadãos do Futebol, foi beneficiada com a iniciativa do MOVE, que doou pouco mais de 7 mil reais para a instituição.
A instituição que será beneficiada esta vez é a Anjos do Esporte, do ex-jogador da seleção brasileira de basquete pelo Clube Pinheiros (SP) André Brazolia. A ONG proporciona atividade física gratuita a mais de mil crianças e adolescentes em diferentes bairros de São Paulo. “Nós usamos o basquete e o futebol como ferramentas, mas enquanto isso nós estamos trabalhando a cabeça do jovem para ele não entrar para a vida errada, e essa ajuda chega em excelente momento, só tenho agradecer”, comenta Brazolin
Santini ressalta que a ideia de envolver as Ongs é um incentivo para que os empresários conheçam as entidades e possam ajudar de forma mais constante e consistente. “Sempre apresentamos uma instituição diferente, convidamos o responsável para o evento de abertura que acontece em cada etapa para que ele tenha possibilidade de contar mais sobre suas iniciativas”.
Até hoje, o MOVE já doou mais de R$ 20 mil para instituições sociais. Apoiam a edição Verão do MOVE as seguintes empresas: Rei do Mate, Nutty Bavarian, Tribecca, AlphaGraphics, Agiset, Megamatte, Omiexperience, DMC Media, F360, Proselling, Casa do Fitness e Fernando José Fernandes Advogados. Graças aos parceiros o KIT é viabilizado e o valor pode ir para as instituições sociais!