Lojas de conveniência têm espaço para crescimento no mercado nacional

Seja para qual for a necessidade ou a ocasião de consumo, há sempre uma loja de conveniência no caminho do consumidor, pronta para resolver o que ele precisa, oferecendo praticidade, conforto e agilidade na sua rotina atribulada, em um ambiente agradável, seguro e cordial. A análise é de Giselle Valdevez, sócia diretora da empresa Valsa – Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial, que fará palestras sobre o tema no Fórum Internacional e na Arena do Conhecimento, eventos que integram a programação da ExpoPostos & Conveniência – 14ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service, entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Paulo.

“Desde a abertura da primeira loja de conveniência no Brasil, há 32 anos, o canal segue crescendo e está sempre se adequando ao mercado, na busca contínua por satisfazer as necessidades do seu cliente, cada vez mais exigente, bem informado, super conectado e, quase sempre, apressado”, diz a consultora. Ela lembra que, assim como outros canais varejistas, as lojas de conveniência vêm, no decorrer dos anos, se reinventando em função do consumidor dos grandes centros urbanos, que precisa usar melhor o seu tempo.

O setor de Alimentação Fora do Lar também tem merecido a atenção de estudos e projetos da Valsa.  “Com o formidável crescimento desse setor, consequência da jornada atribulada do consumidor, o Food Service é uma categoria muito importante no mix de ofertas, e permanece em contínua evolução”, afirma Giselle. Atualmente, ofertas de cafeterias gourmet, saladas, sanduíches, salgados e até refeições e sobremesas são servidas em lojas de conveniência. “O cliente, muitas vezes atraído pela rapidez e facilidade, sabe que pode encontrar opções de qualidade para comer – seja para café da manhã, lanche, almoço ou jantar”, conclui.

Casos de sucesso

Em 2018, segundo os dados do Anuário da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), o faturamento do segmento brasileiro de conveniência, que fechou o ano com um total de 8.030 pontos de vendas, foi de R$ 7,54 bilhões.  “Apesar do cenário desfavorável de retração econômica dos últimos anos, o canal vem sempre apresentando resultados positivos, crescendo em vendas e em número de lojas. Isso é motivo de confiança em sua força, que tem grande potencial para ser ainda maior”, avalia Giselle.

No dia 15 de agosto, a consultora vai comentar o vídeo especialmente produzido para o Fórum Internacional da ExpoPostos & Conveniência com os casos de sucesso e inovação de empresas que operam no setor de conveniência e varejo. Nele serão mostradas iniciativas recentes do mercado nacional de lojas de conveniência, contando os casos das redes Aghora, am/pm, BR Mania e Shell Select, além de outros formatos varejistas, fora do segmento conveniência em postos de serviços. 

 “Todas as iniciativas abordadas no vídeo funcionam como inspiração para o público espectador, além de boa fonte de observações e análises: como podemos ser criativos e implementar melhorias no negócio para prosperar? Para onde está caminhando esse mercado?”, conclui Giselle.

Novidades para fidelizar o cliente

Pegaki

Com objetivo de conectar loja física ao e-commerce, a Pegaki estará na ExpoPostos & Conveniência com a proposta de utilizar as lojas de conveniência dos postos como pontos de retirada. “Tal movimento já acontece em outros países, como Estados Unidos e principalmente Europa”, garante João Cristofolini, CEO da empresa.

Cristofolini explica que o consumidor compra pelo e-commerce e retira seu produto nos pontos da Pegaki mais conveniente, que são estabelecimentos parceiros. “No evento, nosso foco é mostrar para as lojas de conveniência que essa é uma forma deles atraírem mais clientes, sendo que 30% das pessoas que tiram seus produtos em um ponto da Pegaki acabam fazendo alguma compra no ponto de retirada”, explica.  “A nossa única exigência para as lojas é ter um espaço para guardar as encomendas do e-commerce que chegam”.

O executivo afirma que esta nova forma de relacionamento com o consumidor com os pontos de retirada são o futuro do e-commerce. “Porque todos saem ganhando, desde o cliente até os comerciantes, tanto do ponto de retirada como do e-commerce. O consumidor ganha por poder escolher o melhor ponto de retirada para pegar sua encomenda e o estabelecimento parceiro da ação ganha atraindo possíveis clientes para seus negócios. Já o e-commerce tem a certeza de que o produto será entregue.”.  Atualmente, a Pegaki tem 600 pontos espalhados pelo Brasil. 

Bob’s

O Bob’s levará para a ExpoPostos & Conveniência sua visão de negócios para atender este setor do varejo. Segundo Marcelo Tristão, diretor de desenvolvimento da empresa no Brasil, a marca está em franca expansão e confia na retomada do crescimento do país. “Recentemente fizemos uma negociação com vários fornecedores e conseguimos reduzir nosso investimento em cerca de 15%”, afirma. “Desta forma, os postos de gasolina são importantes canais de atuação para a nossa empresa”.

Para a feira, o Bob’s promete um stand moderno e atraente. “Este ano, faremos todas as nossas apresentações em uma mesa interativa e em tablets, deixando-as mais dinâmicas e atrativas para o público. Além disso, os visitantes poderão degustar nosso delicioso Milk Shake Crocante”, lembra Tristão.

Atualmente, o Bob’s tem mais de 40 lojas localizadas em postos de gasolina em todo o país e, segundo Tristão, tem espaço para crescer ainda mais, inclusive em praças que já contam com uma unidade do marca. “Isso é possível porque realizamos recentemente essa adequação de investimentos, reduzindo em aproximadamente 15% o custo total para abrir um ponto de venda. As lojas de conveniência em postos de gasolina trazem comodidade ao consumidor”.

Heineken

A Heineken levará à ExpoPostos & Conveniência toda sua linha de cervejas da marca Eisenbahn, porta de entrada para o segmento craft, que tem previsão de dobrar de tamanho até 2020 no mercado brasileiro, e de conquistar 10% dessa fatia com as marcas Eisenbahn e Baden, segundo informa Leonardo Tognato,  National C-Stores Manager. Também serão apresentados os lançamentos dos rótulos Eisenbahn IPA e Pale Ale na lata de 350ml e a nova embalagem de 300ml para a marca Baden Baden.

  • Serviço
  • 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service
  • Data: de 13 a 15 de agosto
  • Horário: das 8h30 às 13h30
  • Local: São Paulo Expo        
  • Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo