Liderança feminina! Setor de Beleza e Estética concentra mais de 70% das mulheres empreendedoras no Brasil

No 5SEmagrecimento Saudável 100% das franqueadas e licenciadas são mulheres

Se o setor da beleza e estética é a preferência entre as empreendedoras do país, entre os consumidores esse cenário não é diferente. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil já é o terceiro maior mercado de estética do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. Outra pesquisa, desta vez realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o segmento é o de maior faturamento do franchising brasileiro, alcançando, somente no primeiro semestre de 2022, ganhos acima de R$ 21 bilhões. Números tão expressivos podem explicar tamanho interesse em investimentos nesta área; mas se a procura por produtos e serviços é grande, a concorrência é ainda mais acirrada. O que difere um negócio lucrativo de um malsucedido é o diferencial, qualidade e pioneirismo do serviço ofertado.

Foi com esse pensamento que, em 2015, Edivana Poltronieri criou o 5S Emagrecimento Saudável, empresa de experiência de emagrecimento rápido e saudável, com comprovação científica e expressão nacional. O negócio surgiu da sua experiência pessoal de emagrecimento, quando perdeu 24 kg em apenas 3 meses, através da combinação de estratégias estudadas e comprovadas por ela (como a integração de reeducação alimentar, suplementação de vitaminas, tratamentos estéticos e acompanhamento diário com nutricionista). Oferecendo um serviço que atendia as dores de milhares de brasileiros, a empresa cresceu de maneira rápida e o método da empresária passou a ser figurinha carimbada em clínicas de todo país, despertando o interesse em outras mulheres a investirem na área para serem donas do próprio negócio. “Eu logo identifiquei que eu poderia, não só ajudar quem estava em busca de uma vida mais saudável, mas também quem sonhava em entrar na área do empreendedorismo”, comenta. “Estudando o mercado, entendi que poderia seguir com duas frentes: franquias store in store e licenciamento. Ambos deram certo, tive um número muito grande de interessados, em sua grande maioria mulheres”, complementa. Hoje, o 5S já conta com 50 mulheres a frente da marca, entre franqueadas e licenciadas.

:: MULHERES NA LIDERANÇA

A procura pela marca por parte das mulheres se dá pela união de três fatores: setor em alta, história inspirada da Edivana e método com resultados reais. Foi assim que a capixaba Maira Mariani Batista, 41 anos chegou ao 5S. Formada em Fisioterapia, ela decidiu abrir uma franquia da marca ao entender que para seus pacientes terem resultados efetivos nos tratamentos, a alimentação era essencial, e ela precisava de um método que oferecesse um serviço completo. “O 5S foi um divisor de águas na minha vida profissional. Passei a disponibilizar um amplo atendimento aos meus pacientes, já que através da marca passei a oferecer um serviço de nutricionista em tempo real, suplementação exclusiva, gerenciamento emoções, estética corporal etc”, conta.

A empresária relata a mudança, também, em sua cartela de clientes e como isso impulsionou sua lucratividade. “Não é fácil ser uma mulher empreendedora. Ao entrarmos neste ramo, assumimos mais riscos e responsabilidade do que o sexo oposto. Por isso, ao investir no próprio negócio, é preciso ter uma visão a longo prazo e, claro, ser apaixonada no que faz”, comenta Maira. “Hoje posso dizer que tenho um negócio promissor, por um conjunto de fatores: uma marca que oferece serviço de relevância, estar em um ramo que não para de crescer, além de trabalhar para combater um problema de saúde mundial, que é a obesidade”, conclui.

Outro exemplo de empreendedora que nasceu através do 5SEmagrecimento Saudável é da Cybele Provenzano, 37 anos, de Piracicaba, São Paulo, franqueada da marca. Vaidosa e com o desejo de empreender, concluiu sua formação em Estética e passou a atender em um espaço na casa dos seus pais. O negócio caminhou bem e, em pouco tempo, abriu uma clínica e se formou em Fisioterapia, a fim de melhor atender seus pacientes. Em 2015 conheceu Edivana Poltronieri, se apaixonou pelo programa de emagrecimento saudável e o propósito de transformar vidas e resolveu abrir uma clínica da marca. “Com o 5S consigo proporcionar uma melhora de saúde e autoestima aos meus pacientes, além de gerar bons resultados financeiros para a clínica, já que é um método com muita inovação”, conta. “Tenho uma ótima clientela fixa que vem aumentando mês a mês, o que impacta diretamente no meu lucro. Já transformei a vida de mais de 1.500 pacientes, o que me deixa motivada para continuar o meu negócio”, revela.

De acordo com a última pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, com dados coletados com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), o Brasil já conta com 52 milhões de empreendedores, deste percentual, 30 milhões, ou seja, 48% são mulheres, o que coloca o Brasil como o sétimo país com o maior número de empresárias. “A tendência é que cada vez mais tenhamos mulheres empresárias, pois, além de ser uma fonte de renda, é a opção que melhor atende as necessidades da mulher multitarefa de hoje. E nós estamos trabalhando para atender toda esta demanda. Até o final do ano, devemos ter mais 40 franquias e 100 unidades licenciadas. Claro, não são somente mulheres que investem, mas elas são maioria em nosso negócio”, explica Edivana.