O franchising brasileiro acumulou nos últimos 60 anos uma vasta experiência de sucesso enfrentando de forma resiliente, entre outras dificuldades, as crises econômicas e a hiperinflação no país, além das alterações macroeconômicas no cenário internacional, como a colapso deflagrado em 2008. Na última década, vimos crescer de forma acentuada os fenômenos das mudanças climáticas e o crescimento da desigualdade social, o surgimento da multicanalidade, franqueados multimarcas, ampliação da base de marcas brasileiras atuando no exterior, fusões e aquisições, redução das margens de lucros e maior tensão nas relações franqueador-franqueados, entre outros fatores. E, atualmente, a pandemia de COVID-19.
Foi observando e vivenciando essa complexidade do sistema de franchising que um grupo de “experts” liderados por Ricardo Young, fundador e presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) por três mandatos, decidiu criar o projeto “Franchising – Visão 2020-2030” para conclamar um grupo de fundadores ou principais executivos de franqueadoras com reconhecida reputação para se debruçarem sobre os principais temas que poderão impactar os negócios nos próximos dez anos.
Ancorados na metodologia exclusiva e desenvolvida pela Culture, Transitions & Integrity (CT&I) que carrega experiências acumuladas na relação com o autor de “Tsumani – Construindo Organizações Capazes de Properar em Maremotos”, Victor Pinedo, e aplicação da metodologia no Yázigi, uma das mais longevas franquias brasileiras, entre outras empresas de diversos setores, o grupo de “experts” conduzirá os workshops previstos para começar ainda no primeiro semestre. O projeto foi idealizado pela CT&I em 2019, co-criado com as empresas Novoa Prado Advogados, Kick Off Consultores Associados e ProFranquias & Negócios até fevereiro de 2020, e validado no último dia 30 de abril em um evento que contou com a colaboração de fundadores e principais executivos de franqueadoras de diversos segmentos.
“Queremos encontrar as premissas que nortearão uma nova geração de negócios sustentáveis em rede, e construir uma visão robusta e inspiradora para modelarmos o futuro do franchising”, destaca Ricardo Young, também fundador do Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social. “Dar um salto quântico para o setor e estabelecer bases mais sólidas para tornar as franquias mais competitivas, estendendo a longevidade dos negócios a partir de processos claros e efetivos e reduzir custos sistêmicos, deverão ser alguns dos resultados esperados na conclusão dos trabalhos”, acrescenta.
A construção da Visão Franchising 2020-2030, prevista para ser concluída no próximo mês de setembro, será registrada por meio de um vídeo documentário e a publicação de um livro para que, além das marcas participantes, todo setor possa se beneficiar. “Não tínhamos como prever esse ‘tsunami’ provocado pela pandemia de COVID-19 e o projeto não foi pensado para esse momento, mas acreditamos que contribuirá de forma ainda mais efetiva para a retomada dos negócios e a manutenção do franchising no Brasil como um expoente no cenário internacional”, opina.