Franquias movimentam a economia de cidades do interior

Grandes redes geram empregos e ajudam no desenvolvimento local

Morar no interior está nos planos de muita gente que sonha em ter uma vida menos corrida, com custos menores e uma melhor qualidade de vida. Dados do censo demográfico realizado em 2022 divulgados pelo IBGE apontam que, pela primeira vez, desde a época de Dom Pedro II, pequenos municípios tiveram um aumento populacional maior do que o sentido nas grandes cidades.

Mas viver em uma cidade pequena não quer dizer, necessariamente, estar afastado de certos confortos proporcionados pelos grandes centros urbanos. Franquias conhecidas e renomadas possuem modelos de negócio que se adequam perfeitamente às cidades interioranas, gerando empregos e movimentando a economia local, impactando positivamente até mesmo os municípios vizinhos. Elas chegam a ser, algumas vezes, a única marca de peso de toda a região.

Além do setor apresentar um crescimento contínuo em todos os segmentos – somente no segundo trimestre de 2023 o setor cresceu 12,9%, segundo dados da ABF -, o franchising se consolida cada vez mais como um negócios rentável e seguro para empreendedores com os mais variados perfis.
Para investidores com afinidade no ramo de alimentação, as franquias N1 Chicken e Zé Coxinha, no setor de fast food, são opções com modelos de negócio que se adequam perfeitamente a cidades do interior.

Já a Acuidar, maior franquia de cuidadores especializados do país, a Mary Help, franquia de intermediação de diaristas e a Sonhagro, franquia especializada em soluções completas de crédito rural, se destacam no segmento de prestação de serviços. A Marketing Bag é uma franquia especializada em publicidade em saquinhos de pão, adequada para portes diversos de cidades.

Empreendedores que queiram investir no segmento de cuidados pessoais e beleza têm uma ampla variedade de opções com um bom retorno financeiro. Franquias como a Unhas Cariocas, rede de esmalterias, Escova Express e a Espaço Make, franquia de makes a preços populares, fazem sucesso pela alta demanda pelos seus serviços e clientela fiel.

Ainda no segmento de cuidados pessoais, a Alergoshop, rede de franquias pioneira e referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, pode ser implantada em cidades que tenham a partir de 250 mil habitantes.

No segmento de educação, o Instituto Gourmet, rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia e a SuperGeeks, rede de ensino de programação e robótica, são opções no mercado na área educacional.

Mas se o perfil do empreendedor for o do varejo, a Prioridade 10, rede de franquias de loja de departamento com preço popular, e a Arena Baby, franquia de brechó e outlet infantil, trazem os conceitos da moda acessível a todos, com consumo consciente e a preços justos.