Largou emprego para abrir franquia da Bella Capri, mas pandemia atrapalhou; hoje fatura R$ 2 milhões

Fernanda de Camargo Martins é franqueada de Indaiatuba (SP). Para este ano, projeta faturar R$ 3 milhões

Já imaginou largar uma carreira estável de 16 anos em uma multinacional para realizar o sonho de empreender, mas só conseguir isso três anos depois? Foi o que aconteceu com Fernanda de Camargo Martins, de 43 anos.

“Eu tinha uma carreira em ascensão, mas depois de todo esse tempo, percebi que era a hora de abrir meu próprio negócio, porém, por causa da pandemia, só consegui isso três anos após encerrar esse ciclo na multinacional”, diz.

Mesmo assim, deu certo. Fernanda é a franqueada da Bella Capri de Indaiatuba (SP) e, no ano passado, faturou R$ 2 milhões.

Vontade de empreender

Fernanda nasceu em São Paulo, mas foi criada em Cotia (SP). Estudou em escolas municipais e estaduais e tinha o sonho de ingressar em uma faculdade pública. Deu certo, se formou em secretariado executivo pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.

Seu primeiro emprego foi um estágio em uma multinacional automotiva. O bom desempenho a levou para as funções de analista de projetos especiais e, por fim, secretaria executiva da vice-presidência.

Em 2016, Fernanda foi transferida para trabalhar em Piracicaba (SP). Porém, a exaustão com as longas viagens e o sonho de voltar a estudar caminharam para o mesmo objetivo: empreender.

Casamento e franquia

Nesse período, Fernanda se casou e mudou-se para Indaiatuba (SP), fator que influenciou na decisão de fazer um MBA em Gestão Empresarial, e investir em seu próprio negócio.

Então, no início de 2019, ela pediu demissão e junto de seu marido e sócio, Rafael Pizzoni Roveri, começou a pesquisar por franquias. Mas a saída da empresa só aconteceu em dezembro daquele ano.

A ideia inicial era uma franquia no ramo de estética, mas Fernanda buscava algo que não fosse necessário uma alta especialização. Então mudou para o ramo da alimentação e conheceu a franquia Bella Capri. “Eu me encantei pelo modelo de negócio simplificado, pela estrutura oferecida e decidi investir”, conta.

Sonho adiado

Em dezembro de 2019, Fernanda começou a se dedicar à Bella Capri. Então veio 2020 e a pandemia. Tudo parou, inclusive o sonho empreendedor da franqueada.

Somente em maio de 2023 ela conseguiu retomar e inaugurar a loja na cidade de Indaiatuba. Foi um sucesso. Em 8 meses, faturou mais de R$ 2 milhões, sendo a recordista mensal de faturamento entre outras unidades.

“Foi muito difícil chegarmos até aqui, passamos por muitas coisas, com a parceria e o apoio do meu marido, vencemos e com certeza valeu muito a pena”, comenta Fernanda. “Para este ano, projetamos um faturamento de R$ 3 milhões e, para os próximos três, uma segunda loja”, completa.

Rede em ascensão

A Bella Capri é uma franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na tradicional gastronomia italiana. Fundada em 1998, em Mirassol (SP), a rede conta com 40 unidades e vende cerca de 80 mil pizzas por mês.

Além disso, a Bella Capri se destaca pela cozinha automatizada. Com um processo em três etapas, as pizzas ficam prontas em até 10 minutos. A franquia ainda possui app próprio. “Cerca de 70% das vendas são realizadas pelo app. No Brasil, somos a única pizzaria que tem a maior parte de seus pedidos feitos por um app próprio”, comenta Guto Covizzi, sócio da Bella Capri.

Mercado pizzaiolo

De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas Brasil, o país produz mais de 3,8 milhões de pizzas por dia – o segundo que mais consome o alimento no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O estudo apontou que há aproximadamente 90 mil estabelecimentos de pizzas ativos no Brasil.

São Paulo é responsável pelo consumo de cerca de 870 mil pizzas por dia, sendo que 28% das pizzarias ficam em solo paulista, segundo a entidade.

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o faturamento do segmento de alimentação food service, no qual participa o setor de pizzarias, cresceu 17,9% em comparação com o ano anterior, faturando quase R$ 47 bilhões.