Kumon América do Sul completa 45 anos de operação mantendo o foco em desenvolver crianças e jovens por meio da educação

A marca também comemora o fato de o método de estudo oferecido por meio de um modelo de negócio acessível ter se tornado propósito de vida para muitas gerações que apostam na força da educação para transformação da sociedade

A necessidade de ajudar seu filho nos estudos motivou Toru Kumon, pai e professor, a criar um método de estudo que pudesse contribuir para o desenvolvimento dele, e que acabou sendo replicado para mais de 4 milhões de crianças pelo mundo. No Brasil, a franquia é a maior no setor de educação, e se orgulha por fazer parte de diferentes gerações de empreendedores.

Para este ano, a rede japonesa espera ampliar a presença em todas as regiões do país. A previsão é abrir 100 novas franquias até dezembro. O Sudeste, com a previsão de receber 49 novas franquias lidera o ranking de aberturas. Na região Sul serão 19, no Centro-oeste mais 15 unidades, para o Nordeste, a previsão são 14 franquias da marca e para a região Norte, um total de três. Nos demais países da América do Sul, onde a operação é comandada pela matriz em São Paulo, a expectativa é abrir mais 32 unidades.

Após dois anos desafiadores, a rede comemora o aquecimento do setor e espera um crescimento acima de 30% em relação ao ano passado e mais de 20% quando comparado com 2020, em relação ao número de unidades inauguradas. No ano de comemoração do 45º aniversário da rede no Brasil, a marca reforça a presença de norte a sul e celebra a chegada do método de estudo em três cidades que ainda não possuem unidades: Capanema (PA), Cruz das Almas (BA) e Santa Cruz do Capibaribe (PE).

O Kumon é uma metodologia que incentiva na criança a autonomia nos estudos, fortalecendo o potencial de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.

De geração para geração

O carinho pela educação também foi a motivação de Nanami Tada em abrir uma das primeiras franquias do Kumon em São Paulo, em 1986. Os primeiros alunos foram os filhos, e para sua alegria, a Karin, filha mais nova, seguiu o legado e acabou herdando a unidade, em 1999. Foram anos de muito trabalho e aprendizado ao lado da mãe, que faleceu em alguns anos e deixou saudade entre os alunos e seus familiares.

Karin diz que a paixão pela educação foi passada pela mãe e agora ela segue transmitindo o amor para os filhos. Além da questão profissional, Karin ressalta que o maior incentivo para continuar é a paixão que tem pela área da educação. Ela diz que é motivador ver o desenvolvimento dos alunos e fica feliz em poder ajudar as famílias que a procuram.

No Kumon, as mulheres lideram mais de 95% das franquias. No Brasil, o cenário de pessoas que empreendem também é maioria feminina. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), elas são mais de 30 milhões, em um universo de 52 milhões de empreendedores.

“Completar 45 anos de operação no Brasil significa que estamos cumprindo a nossa missão, o propósito da empresa, de levar o método Kumon para mais pessoas e contribuir para a educação no país. Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade e seguiremos buscando a melhoria constante do nosso trabalho”, diz Kazunori Watabe, presidente do Kumon América do Sul.