Jundiaí, uma das cidades mais populosas do estado de São Paulo, está na mira das franquias

A 15º cidade mais populosa do estado de São Paulo e a 59ª do Brasil, Jundiaí detém o 4º maior produto interno bruto (PIB) do estado e o 18º maior do país. Em vista disso, a região tem sido o foco de expansão para diversas empresas, em especial do setor de franquias, algumas redes como Instituto Gourmet e Super Visão, já garantiram sua presença com unidades. Além de diversas opções, o franchising oferece inúmeras vantagens para quem pretende ser dono do próprio negócio.

Entre os benefícios de optar pelo segmento, está o fato do empreendedor investir em uma marca estabelecida no mercado, com modelo de negócio pronto e que já foi testado, que oferece assistência, suporte da franqueadora e planejamento estruturado, além de custos menores e risco de fracasso pequeno.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), só no Estado de São Paulo, o segmento de franquias cresceu 10,6% em 2018 na comparação com o ano anterior, chegando a um faturamento de R$ 65,071 bilhões. E em termos de expansão de unidades de franquias, o crescimento foi de 6% e de marcas, 10% no mesmo período. 

Com o crescimento de 12% em números de unidades, Jundiaí se tornou o segundo maior município do Estado em número de lojas – 507. Entre elas está a Super Visão – rede de vistorias automotivas, que já conta com três unidades na região. A rede vem crescendo e seu faturamento atinge a casa dos R$ 6 milhões mensais somando as mais de 140 unidades em todo país. Por mês, a Super Visão emite em media 70 mil laudos de vistorias veiculares, o que inclui laudos de transferências e vistorias cautelares. Em seus mais de 12 anos de existência, foram mais de 8 milhões.

Outra rede que apostou na região foi o Instituto Gourmet. Presente nos três setores que mais cresce no país: educação, franquias e alimentação, a rede de cursos profissionalizantes em gastronomia chama atenção por ter um modelo de franquia que modifica toda a economia do entorno.

“O Instituto Gourmet é um modelo de negócio extraordinário, pois beneficia o franqueador, o franqueado e principalmente o aluno, que aprende técnicas gastronômicas e como empreender para ter seu próprio negócio. Além claro, de estarem em três áreas de constante crescimento no país, a de gastronomia, educação e franquias”, comenta Robson Fejoli, sócio da rede, que vê o mercado de gastronomia em constante crescimento e rotatividade.

Com 24 unidades, a Dídio Pizza também está presente em Jundiaí. Os investimentos que a rede vem promovendo nos últimos dois anos dão seus frutos e Elidio Biazini, diretor e fundador da Dídio Pizza, conseguiu reduzir o investimento inicial de R$310 mil para R$265 mil sem que isso influenciasse no padrão das unidades e nem no modelo de negócio. A “mágica”, segundo ele é simples e é fruto da sintonia fina que a marca busca ao investir em tecnologia e melhoria processos internos.

“A Dídio Pizza em Jundiaí é um bom exemplo de como investir no interior do Estado é um bom negócio. Nossa unidade na cidade tem ótima performance e no impulsiona a abrir mais Didio Pizzas em outras cidades do interior paulista”, comemora Biazini.

Confira algumas redes que buscam expansão na região:

1 – Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de agências online de turismo, na qual o franqueado faz o turno que desejar, de casa. O negócio foi fundado em 2014 e conta com 200 unidades franqueadas. O faturamento médio mensal é de 30 mil reais, com lucro médio mensal de 2 mil reais.

  • Investimento inicial: R$4.400,00 reais
  • Prazo de retorno: 3 a 12 meses

2 – MTCred

No mercado desde 2008, a MTCred é uma rede especializada em crédito consignado. Com faturamento anual em torno de R$ 15 milhões, a rede já atendeu mais de 600 mil pessoas. A empresa oferece quatro modelos de negócios: Smart MTCred, que custa R$ 14.999,00, MTCred Loja 1 (Cidades de Até 100.000 mil habitantes) R$ 60.000,00, MTCred Loja 2 (Cidades até 200 mil Habitantes) R$ 80.000,00 e MTCred Loja 3 (Cidades acima 200 mil Habitantes) R$ 100.000,00. Com 54 unidades em 22 estados brasileiros, a meta é crescer 30% e conquistar 15 novas unidades ainda neste ano.

  • Investimento inicial: a partir de 14.999,00 reais
  • Prazo de retorno: 04 a 08 meses

3 – Nova Capital

Lançada este ano, a rede Nova Capital é uma franquia de imobiliária que oferece três modelos de negócios que tem investimento entre R$17 mil e R$50 mil: Nova Capital Home, Nova Capital Express e Nova Capital Convencional. No plano de expansão estão as regiões, sul, sudeste e centro oeste.  Faturamento médio mensal de 10 à 150 mil reais, conforme modelo de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de 17 mil reais
  • Prazo de retorno: até 18 meses

4 – Mary Help

A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além do serviço de seleção de profissionais e terceirização de mão de obra. A rede possui mais de 70 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do país. Investimento total: R$40 a R$60 mil. Faturamento médio mensal é estimado em R$60 mil, mas pode chegar a R$150 mil mês com lucratividade estimada entre de 15% a 25%.

  • Investimento inicial: a partir de 40 mil reais
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses