Juiz de Fora (MG) recebe escola com modelo inovador de ensino canadense bilíngue

Escola iniciou às aulas em 22 de fevereiro

Pais que moram em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 157 escolas no Brasil, está abrindo a primeira na cidade em questão, com vagas abertas para turma de 2021, com foco em alunos a partir dos 14 meses até 4 anos. A escola inicia com a educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo, podendo chegar até o Ensino Médio em anos futuros. Em nível nacional, a rede tem mais de 25 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.

O grande diferencial da Maple Bear é seu modelo de ensino canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na língua adicional, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

Em 2020, devido à pandemia, a Maple Bear lançou ainda a Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores em suas atividades. A iniciativa abrange os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento.

Atualmente, no estado de Minas Gerais são 10 escolas em operação em Belo Horizonte, Contagem, Itabira, Montes Claros, Nova Lima, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros, com cerca de 1.500 alunos, nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A rede pretende implantar mais 14 escolas em cidades estratégicas do estado. Com a inauguração de Juiz de Fora foram gerados, inicialmente, 15 empregos diretos. A operação será comandada pelo casal Christopher Stephan Krank e Ana Luisa Arbex.

“Buscávamos trazer para Juiz de Fora um projeto que fosse diferenciado e de grande impacto para a educação. Somos um casal internacional, cujo inglês é a língua falada em casa. Por isso, acreditamos que uma excelente educação bilíngue é a base do futuro para novas gerações que viverão em um mundo cada vez mais globalizado. Para que os pais dos alunos conheçam um pouco da metodologia, qualidade da educação e estrutura da escola, montamos uma sala de aula modelo em um dos shopping centers da região. Verificamos uma boa aceitação dos pais que moram na cidade e que buscam um modelo de ensino diferenciado e de alta qualidade. Esperamos iniciar as aulas virtuais em 2021 com cerca de 70% da nossa ocupação preenchida”, revela Christopher.

Para a retomada das aulas, uma das principais medidas foi iniciar com um número reduzido de salas ou com foco em determinada faixa etária, de acordo com as regras locais. Nas salas, é mantida uma distância entre os alunos e os espaços serão mantidos arejados e com ventilação natural sempre que possível. Na área sanitária, é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores em sala reservada, além do uso de tapete capacho sanitizante para higienização dos calçados. Esse processo é feito com agilidade em uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A rede estipulou também que toda a comunidade escolar tenha uma roupa para uso na escola.

A limpeza está sendo intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma, em gel ou borrifadores para uso das crianças. Para reforçar todos esses procedimentos, foram expostos nos principais ambientes da escola placas de sinalização para pais, alunos, colaboradores e visitantes.