Investimento em soluções digitais sustenta crescimento de franquias em meio à pandemia

No setor educacional, a inFlux English School apostou no desenvolvimento de uma modalidade de ensino híbrida, que ganhou franquia própria em Maceió (AL)

Depois de um ano de 2020 difícil economicamente em razão da pandemia, o setor de franquias experimentou uma retomada já no quarto trimestre de 2020, com faturamento de R﹩ 53,9 bilhões, o que representa um crescimento de 22,8% em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre de 2021, o setor de franquias obteve resultado apenas 4,6% abaixo em faturamento em comparação com o mesmo período de 2019.

A projeção para 2021 é de expansão de 8% em faturamento, de 5% em unidades, de 2% em redes e de 5% empregos, conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A avaliação da ABF é de que o setor está vivendo um momento de forte recuperação, após os impactos iniciais da Covid-19.

Os números da entidade mostram que as franquias maiores sentiram menos o efeito da crise: elas saíram de uma média de 55,2 unidades por rede em 2019 frente a 58,8 em 2020 – um aumento de 6,8%. Um dos caminhos para isso foi a entrega de serviços online, o que 92% das franquias do país afirmaram que implantaram em meio à pandemia. Outros dois dados se destacam: 84% e 80% das franquias criaram novos produtos/serviços ou desenvolveram novas tecnologias, respectivamente.

Exemplos de inovação

Um dos exemplos de inovações de sucesso desenvolvidas foi o inFlux Hybrid, criado pela inFlux English School, franquia que nasceu em 2004 e conta com mais de 50 mil alunos no Brasil em mais de 150 unidades do país.

“Trata-se de um formato híbrido inédito no mercado brasileiro e pensado para os novos tempos. O inFlux Hybrid uniu o método de ensino da inFlux ao melhor dos mundos online e presencial. Trouxemos para o mercado a praticidade do online em fazer as aulas onde e quando quiser, com a experiência e motivação das aulas presenciais”, explica o CEO da inFlux, Ricardo Leal. Para o franqueado, a principal vantagem está no aumento da taxa de retenção de alunos, que chegou a 97% — a média do módulo tradicional é de 80%.

O inFlux Hybrid foi bem aceito por oferecer experiência e interatividade nas aulas online, a principal solução encontrada pelo setor educacional em meio à pandemia. “Investimos em inteligência artificial e mecânicas interativas de exercícios que proporcionam aprendizado mais efetivo e dinâmico, resultando em uma imersão no aprendizado do inglês”, diz Leal.

E a tendência é de crescimento para as franquias do setor. De acordo com os dados da ABF, o segmento de serviços educacionais registrou em 2021 crescimento de 30% na comparação com o segundo trimestre de 2020, além de uma ampliação de faturamento de 5% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Franquias focadas no ensino híbrido

Não à toa, em julho deste ano, a marca abriu sua primeira unidade 100% híbrida em Maceió (AL). Os estudantes terão uma aula presencial por semana – no curso tradicional, são duas –, e parte do ensino será realizada seguindo a interatividade, a praticidade e a conveniência das aulas online da modalidade Hybrid, com suas mecânicas interativas. E a expectativa da marca é lançar novas unidades no formato em breve.

O franqueado por trás da primeira unidade Hybrid do país, Kassiano Rotta, conta o que o levou a apostar neste modelo de negócio, demonstrando confiança no formato híbrido de ensino.

“Percebi a eficácia desta plataforma, única no país no mercado de ensino de idiomas, e a aceitação dos estudantes. Acredito que novas escolas nesta modalidade serão abertas e optei por largar na frente, em uma capital em crescimento e que não contava com nenhuma escola da marca”, conta Rotta, que já detém outra franquia da marca em Manaus (AM).