Internacionalização de empresas e franquias pós pandemia Marcas tem planos a curto prazo

É fato que o mundo “parou” com a questão do Coronavírus (Sars-CoV-2) e isso tem impactos, ainda não quantificados, na economia e nos empregos. Entretanto, muitas empresas encontraram nesta crise mundial uma oportunidade de tornar os seus serviços comerciáveis e ,mais do que isso, que os serviços venham a oferecer propósito a tantos indivíduos isolados e em situações adversas.

A Minds English School foi uma dessas redes que modificou o ensino à distância para atender os brasileiros. A franquia já tinha o ensino do inglês misto- 50% online e 50% presencial – diante da necessidade do isolamento elaborou uma estratégia rápida de contingência. “Fomos a primeira escola de idiomas a colocar o EAD, 100%, após o anuncio da quarentena. Em 3 dias colocamos o sistema de aulas 100% online e tivemos um crescimento, na procura, de 10% pelos cursos pagos”, evidencia Leiza Oliveira, CEO da Minds English School.

A rede implantou neste período o curso gratuito, básico de inglês, voltado para viagens. “Incluímos o curso free para as pessoas terem o primeiro contato com o idioma. Deu tão certo que já temos registrado o crescimento de 10% no curso pago com 18 meses de duração”, explica Renato Garcia, Diretor da Minds English School e idealizador do curso gratuito da rede.

A ideia de colocar um curso gratuito, de 30 dias, foi entregar aos indivíduos uma oportunidade de ter contato com o inglês e certificar-se. Cerca de 12,6 milhões de pessoas perderão os seus empregos, de acordo com um estudo promovido pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Essa projeção dobrará o número de desempregados. “Ter um currículo qualificado fará esses profissionais a terem colocações no mercado durante a pandemia ou após. Afinal, há áreas que estão contratando como logística, desenvolvedor de apps, entre outras. A ideia desse curso gratuito foi os brasileiros começarem a estudar o inglês e voltar ao mercado de trabalho”, fala Renato Garcia, Direto da rede Minds.

Renato Garcia esteve em Portugal quatro meses antes da pandemia chegar ao Brasil. Estudou o mercado em Lisboa, capital de Portugal. Alguns dados levantados: Lisboa concentra mais de meio milhão de pessoas. Desses 500 mil indivíduos, 150.864 são brasileiros ( Dados de 2019 do SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). “Para conseguir uma posição de trabalho em Portugal, o inglês não será mais um diferencial, e sim um pressuposto após a pandemia passar”, explica Renato.

Por isso, a rede Minds English School não desistiu da internacionalização no segundo país com a maior quantidade de franquias brasileiras. O único que fica na frente é o Estados Unidos, e irá explorar a capital, Lisboa. Já foram realizados o estudo do ponto, legislação, equipe que irá ao país para treinar a equipe local, e etc.

A rede recebeu a décima chancela da ABF (Associação Brasileira do Franchising) e com isso chegou a categoria Master. Apenas 23 franquias receberam troféus pela quantidade de chancelas, a Minds foi uma delas. Além do selo, conquistou um troféu pelo décimo ano consecutivo de chancela. A Minds Idiomas completa 11 anos em Agosto deste ano, mês que pretende inaugurar a sua primeira escola em terras estrangeiras.