O Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do setor óptico, confirmou presença na 32ª edição da ABF Franchising Expo, que ocorre de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Essa é a primeira vez que a rede participa da feira, que é considerada um dos maiores eventos de franquias no mundo, sendo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para Tony Cozendey, CEO e fundador do IVS, participar pela primeira vez do evento é uma oportunidade de mostrar ao mercado que é possível empreender com impacto social, sem abrir mão da excelência e resultado. “Nossa expectativa é abrir portas, criar conexões e atrair empreendedores que desejam além de um negócio muito lucrativo, que buscam fazer parte de um movimento de transformação. Vamos para a feira com ousadia, autenticidade e a convicção de que o melhor ainda está por vir”, afirma.
Segundo o empresário, além do privilégio de participar do evento, o Instituto Visão Solidária ainda celebra mais uma conquista: nesse ano, a rede foi chancelada em sua primeira participação com o Selo de Excelência da ABF.
“Para nós, este prêmio representa a confirmação do nosso compromisso em oferecer um modelo de franquia que valoriza o relacionamento, a transparência e o crescimento conjunto. É a prova de que, juntos, estamos construindo um legado sólido e transformador”, comenta Tony.
Faturamento que atrai
Fundado em 2015 pelo empresário Tony Cozendey, o Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu com a missão de oferecer acessibilidade aos consumidores. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.
Para investir na marca, é necessário um capital de R$ 195 mil (incluso taxa de franquia + instalação + capital de giro). Esse valor é referente à loja física de 30m2, com dois funcionários. O diferencial do IVS é o faturamento mensal atrativo. É possível alcançar entre R$ 70 mil a R$ 200 mil, fazendo com que seja possível obter um faturamento anual de mais de R$ 1 milhão. Já o lucro médio mensal é estimado entre 20% a 30%, com prazo de retorno entre 13 a 18 meses.
Atualmente, a rede possui 162 unidades comercializadas. Somente em 2024, o Instituto Visão Solidária (IVS) cresceu 330%, e alcançou um faturamento de R$ 55 milhões. A projeção para 2025 é fechar o ano com 200 unidades vendidas. A rede está presente em 24 estados brasileiros.
Participação marcante
De acordo com Tony, o IVS está preparando uma participação marcante na ABF Franchising Expo. “Nosso estande foi idealizado para ser imponente, moderno e cheio de significado, queremos que ele traduza, à primeira vista, a força do nosso propósito. Como grande diferencial, vamos promover palestras com distribuição de brindes, criando um ambiente de conexão com o público. A ideia é surpreender, inspirar e compartilhar conteúdo relevante de forma criativa e envolvente”.
Ainda segundo o empresário, o objetivo da rede é mostrar que é possível fazer diferente, unir impacto social a uma operação rentável e convidar novos franqueados a empreenderem com propósito ao nosso lado.
O IVS ainda revela que contará com participações especiais durante a feira. “O que podemos adiantar é que essas participações foram cuidadosamente escolhidas para fortalecer nossa proposta de valor, atrair atenção e criar momentos memoráveis com o público da feira. Será uma combinação de inspiração, visibilidade e conexão à altura da marca que estamos construindo”, conta Tony.
Expectativas
Durante os dias da feira, a rede oferecerá condições especiais para potenciais investidores. O intuito é criar pontes de oportunidades com 2 mil pessoas, e transformar esse relacionamento em 30 novos acordos de franqueados.
“Participar da ABF Franchising Expo é muito mais do que marcar presença em um grande evento, é afirmar nosso espaço em um dos mercados mais dinâmicos do país. Estar ao lado das maiores redes do franchising brasileiro nos inspira a seguir crescendo com responsabilidade, inovação e propósito. Para nós, essa é uma oportunidade de mostrar ao mundo que é possível empreender com impacto social, transformar vidas por meio da visão e ainda entregar um modelo de negócio rentável e sustentável”, finaliza Tony.