O avanço do envelhecimento populacional no Brasil tem criado novas oportunidades de trabalho para cuidadores de idosos, isso porque, segundo dados da pesquisa PNAD Contínua, divulgada no último ano pelo IBGE, de 2012 a 2021, os brasileiros com 60 anos ou mais passaram de 11,3% para 14,7% da população. Ao mesmo tempo, o número de pessoas abaixo de 30 anos no país caiu 5,4% e o grupo etário com 30 anos ou mais registrou aumento de 6% em dez anos, ou seja, os números mostram que a idade da população brasileira está mais avançada. Diante deste cenário, o Instituto Embelleze lançou o curso de cuidador de idosos, que inicia a atuação da empresa na área de cuidados em saúde.
Com mais de duas décadas de experiência consolidada no ensino de cursos na área da beleza, a rede de escolas profissionalizantes agora formará também cuidadores capacitados por um corpo docente altamente qualificado para atender às necessidades específicas da terceira idade. Entre as oportunidades de atuação para os alunos formados no curso, as principais áreas incluem cuidador domiciliar, clínicas geriátricas, instituições de longa permanência para idosos, serviços de assistência social e cuidados paliativos.
Os professores do novo curso são instrutores e enfermeiros com ampla vivência no cuidado e bem-estar de idosos e a metodologia de ensino é pautada na abordagem humanizada. Além do conteúdo programático relacionado à saúde dos idosos, os alunos aprenderão também sobre fundamentação das técnicas de corte e coloração capilar, massagem corporal relaxante, cuidados com cosméticos e manicure, que proporcionam a ampliação dos conhecimentos acerca do universo da beleza dentro da área de cuidados com os idosos.
Roy Khouri, CEO do Instituto Embelleze, comemora a nova frente de atuação da empresa como mais uma forma de fazer a diferença. “Desde 1998, nós transformamos vidas através da educação profissionalizante na área de beleza, e agora poderemos fazer isso também com o cuidado voltado para idosos, uma população que merece um olhar atento e primoroso. Faremos isso com toda a excelência do Instituto Embelleze”, afirma Khoury.
Inicialmente, o novo curso será disponibilizado para os alunos nas unidades de Santo Amaro e Cidade Dutra, ambas na cidade de São Paulo. Para garantir um aprendizado sólido e atualizado, as aulas combinam as modalidades teórica e prática, com um total de 120 horas. Os alunos que concluírem o curso terão certificado. Para se inscrever, os interessados podem acessar o site do Instituto Embelleze, é preciso ter pelo menos 18 anos e escolaridade mínima do ensino fundamental completo.