Início de ano é marcado pela alta procura por cursos profissionalizantes

Via Certa Educação Profissional espera registrar um aumento de 30% no número de novos alunos só no começo de 2023

Início de um novo ano é sempre marcado por mudanças, renovações e desejo de fazer algo diferente do que foi no ano anterior. Uma das reinvenções de muitas pessoas é na carreira, pois buscam almejar cargos maiores, especializações na sua própria área ou até mesmo para outros ambientes de atuação.

Dessa maneira, os cursos profissionalizantes acabam sendo uma das principais alternativas. Isso acontece porque essas capacitações costumam ter conclusão rápida, além disso, o principal destaque é contar com muitas opções em variados âmbitos disponíveis no mercado.

O diretor executivo da Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – Décio Marchi, afirma que as pessoas estão mais propensas a iniciar novas atividades no começo do ano. “Esse período também é marcado pelo princípio de um novo ciclo, ou seja, é inevitável o desejo de muitos trabalhadores de ser o melhor na sua profissão ou até mesmo em uma área totalmente desconhecida.”

Cursos requisitados pelo mercado de trabalho

O ano de 2022 foi marcado pela retomada econômica após o período mais crítico da pandemia, voltando aos atendimentos presenciais e o comércio funcionando normalmente. Por esse motivo, a expectativa é de que o mercado de trabalho fique ainda mais aquecido neste ano, gerando mais oportunidades de emprego.

“A nossa perspectiva é de que as vagas de emprego voltem a aparecer com muito mais frequência do que vimos no ano passado. Algumas áreas terão mais destaque, evidentemente, porém todos os setores necessitarão de mão de obra qualificada”, destaca o diretor executivo da Via Certa.

De acordo com Décio, alguns cursos são bem requisitados pelas empresas na hora de fazer contratações no início do ano. “Normalmente, o mercado de trabalho procura pessoas com capacitação em atendimento ao cliente, vendas, tecnologia da informação, gestão empresarial e também na área da saúde e beleza.”

Marchi ainda ressalta que alguns cursos terão ainda mais relevância, pelo fato de suas áreas estarem aquecidas. “Os setores de saúde, beleza e tecnologia que ganharam ainda mais relevância após o início da pandemia, estarão com mais força neste ano, pelo fato da alta demanda de trabalho.”

A hora é essa!

Todo incentivo é bem-vindo, ainda mais quando se trata da área de qualificação profissional, meio que irá possibilitar o ingresso de um aluno no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Via Certa criou uma campanha neste começo de 2023 para incentivar os estudantes a iniciar algum curso profissionalizante.

“Neste ano estamos com a campanha: ‘A hora é essa!’ O nosso incentivo à qualificação será através de bolsas parciais de estudos, em que o aluno poderá solicitar nas nossas unidades ou através do site”, salienta Décio.

Atualmente, a Via Certa conta com mais de 40 cursos nas áreas de Administração e Vendas; Beleza e Estética; Idiomas; Indústria e Energia; Informática e Tecnologia; Reforço Escolar e Saúde.

Aumento na procura

A Expectativa da rede de cursos profissionalizantes é de registrar um aumento de 30% no número de novos alunos no início de 2023.

“Apesar de registrarmos um número alto de matrículas durante o ano todo, sempre temos um número muito bom de novas matrículas no primeiro trimestre do ano e a expectativa é de que isso se repita neste ano”, finaliza Marchi.