Indo na contramão do franchising em 2021: Faturamento de franquias comandadas por mulheres é 30% maior

Rede de franquias de educação tem mais mulheres como tomadoras de decisão e corrobora com o estudo

(Luciana Fontes é Superintendente do CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos)

O ano de 2020 ficou marcado pela crise econômica e sanitária trazida pelo coronavírus. Além disso, vários protestos explodiram, em todo o mundo, a favor da igualdade racial e de gênero. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Kantar em março de 2020, as pessoas buscam marcas que se posicionam a respeito de diversidade e inclusão.

Agora em 2021, uma pesquisa da Deloitte, empresa multinacional de consultoria empresarial, mostra que a tendência para este novo ano é o que se chama de ESG ou traduzido do inglês Governança Ambiental, Social e Corporativa. As empresas em diversos setores estão se movimentando para se adequar a normas e diretrizes ambientais e sociais, entre elas a fomentação de cargos de gestão e coordenação às mulheres.

Segundo o Governo Federal, 3 em cada 4 lares são chefiados por mulheres, e destas 41% têm as suas próprias empresas. Em 2019, a ABF (Associação Brasileira de Franchising), divulgou um estudo sobre a “Liderança Feminina no Franchising”, apontando que 48% dos franqueados no Brasil são mulheres. Além disso, o faturamento das franquias, quando comandadas por mulheres, chega a ser 30% maior.

“Estimamos que dentro de nossa rede, 65% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Muitas têm histórias incríveis de superação e, encontraram a sua independência financeira no CEBRAC, já que somos um modelo testado e comprovado com mais de 25 anos no mercado”, evidencia Luciana Fontes, mulher, mãe e Superintendente do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Outro fator que a superintendente enfatiza, é que o modelo que a rede oferece aos empreendedores chama a atenção. “Temos a Universidade Cebrac, que é centro de treinamento aos franqueados. Passamos todo conteúdo teórico e prático de como ter excelência na operação da franquia. Além disso, temos o nosso canal Boas Práticas em que todas as ações/projetos de franqueados que estão dando certo podem ser compartilhados com todos da rede. Todos e todas são ouvidos no CEBRAC”, evidencia Luciana Fontes.

Ainda segundo a superintendente, o CEBRAC possui planos de carreiras. Ou seja, é comum ver o crescimento de alguma funcionária que se torna franqueada. Como é o caso da Luciane Somera, que iniciou a sua carreira como professora, e hoje administra três unidades do Cebrac no interior de São Paulo e é mãe de duas meninas. “Empreender é muito mais que comprar uma empresa/franquia. É modificar a vida das pessoas e do meio em que você vive. São valores que aprendi e vivi no CEBRAC e que levo como mãe para a criação das minhas filhas” finaliza Luciane Somera, franqueada da rede.