Uma das holdings mais inovadoras do segmento de alimentação no franchising brasileiro, a Hypper Brands acaba de concluir sua quarta fusão estratégica ao incorporar a rede Mr. Cheney ao seu portfólio. A decisão coroa alguns anos de negociações entre os fundadores e os executivos do grupo e marca o início de uma nova fase de crescimento, com a meta ambiciosa da Hypper Brands alcançar 1.000 unidades e um faturamento próximo a R$ 1 bilhão até dezembro 2029.
A Hypper Brands é liderada por André Augusto, empreendedor que começou a carreira vendendo laranja e alho de porta em porta com seu pai e se destacou no mercado de alimentação ao transformar a marca Crepefy em um case de sucesso. A holding já reúne quatro marcas como Frutassa, Crepefy, e Tdonuts, e agora fortalece sua posição ao agregar ao seu ecossistema uma das marcas mais reconhecidas e tradicionais do segmento de sobremesas no país. Com essa movimentação, o grupo passa a somar 220 unidades operacionais e projeta um faturamento anual acima de R$ 100 milhões, mais que dobrando de tamanho em comparação ao ano anterior.
“A entrada do Mr. Cheney no nosso portfólio representa um passo estratégico para o grupo. É uma marca tradicional, com um produto forte, já consolidada em praças como São Paulo e Rio de Janeiro, e que agora poderá ser nacionalizada com todo o nosso suporte. Essa fusão não apenas fortalece nosso portfólio, como posiciona a holding como um dos principais controladores de marcas de alimentação de ticket acessível no Brasil”, explica André Augusto, CEO da Hypper Brands.
Na nova estrutura, os fundadores do Mr. Cheney, Lindolfo Paiva e Johannes Castellano, assumem a cadeira do Conselho da Hypper Brands, enquanto André Augusto se mantém como CEO do Grupo, implementando a expertise operacional e tecnológica da holding no Mr. Cheney. “Queremos manter a paixão e autenticidade do Mr. Cheney, mantendo o padrão artesanal dos produtos e elevando a gestão com a tecnologia e a estrutura da Hypper brands, que oferece uma plataforma própria, a ONE ON ONE, com acompanhamento de metas, treinamentos e mentoria personalizada para os franqueados”, afirma Castellano.
Com a fusão, a Hypper Brands assume as frentes de gestão operacional, atendimento e retenção de franqueados, desenvolvimento de produtos, logística, implantação de novas unidades, marketing e capacitação. A holding se diferencia pelo uso de tecnologia própria de gestão de franquias, com uma plataforma que oferece desde treinamentos, acompanhamento de metas e até mentoria ao vivo, baseada em dados de performance e faturamento de cada ponto de venda. Além disso, a franqueadora tem áreas especializadas, como retenção e motivação de franqueados e universidade corporativa.
A fusão segue uma tendência crescente no franchising brasileiro. Segundo estudo da PwC, fusões e aquisições (M&As) devem se intensificar em 2025, com destaque para grupos que buscam escala e diversificação por meio de marcas complementares. Nos Estados Unidos, grandes holdings como a FAT Brands (controladora da Great American Cookies) e a Focus Brands (que controla a Auntie Anne’s e Cinnabon) vêm liderando esse movimento, impulsionando o crescimento acelerado de marcas por meio de estrutura compartilhada.
Fundada em 2005, a Mr. Cheney é referência nacional em cookies artesanais, com mais de 20 sabores disponíveis, além do apetitoso Cookie My Way, que permite ao consumidor criar mais de 1.000 combinações possíveis. O cardápio inclui ainda o Cookie Pistache, incorporado definitivamente ao menu pelo sucesso de vendas, o recém-lançado Cookie Avelã Crunchy, além dos famosos cinnamon rolls fresquinhos, assados na hora.
Em 2024, a rede faturou R$ 65 milhões com suas 80 unidades, concentradas principalmente em shopping centers. A nova fase mira expansão territorial, com foco também em lojas de rua, pontos alternativos e cidades de menor porte.
Microfranquias para cidades menores
Um dos principais movimentos dessa nova etapa é o desenvolvimento de um modelo de microfranquia do Mr. Cheney, o modelo START, voltado a cidades com até 50 mil habitantes, com investimento inicial abaixo de R$ 135 mil. A proposta é ocupar espaços em locais como galerias, hospitais e universidades, tornando a marca mais acessível para franqueados e consumidores.
“O Mr. Cheney sempre foi muito forte em shopping centers, mas acreditamos que ele tem potencial para ir além. Nosso objetivo é expandir a presença da marca para ruas e pontos alternativos, com um formato compacto e de baixo investimento, mantendo a experiência do produto artesanal e com suporte total ao franqueado”, destaca André Augusto.
A holding tem como missão profissionalizar o setor de alimentação fora do lar com um modelo de gestão acessível e inteligente. “Nos Estados Unidos, os controladores já detêm cerca de 20% do mercado de alimentação fora de casa. No Brasil, temos uma configuração semelhante em potencial, mas ainda muito concentrada em franquias de alto investimento. Nossa tese é democratizar esse acesso, criando um ecossistema com marcas sólidas, estrutura de suporte e produtos de alta recorrência”, finaliza André.