História de motivação em rede de franquia: A força da mulher empreendedora em Manaus

Em meio ao caos da pandemia, os franqueados seguiram determinados e fortaleceram o trabalho em equipe

Franqueados da Minds Idiomas - em Manaus/AM (Ricardo Augusto e Luiza de Andrade Cabral)

O cenário de 2020 a 2021 apresentou instabilidades para os negócios de todo o Brasil, a pandemia afetou a saúde, a economia e a vida de muitas famílias, como é o caso de Luiza de Andrade Cabral dos Santos, de 39 anos de idade, é franqueada de unidades da escola Minds Idiomas. Luiza é um exemplo de superação que junto ao esposo Ricardo Augusto, de 42 anos de idade, sócio das unidades, fazem a gestão dar certo, não se deixando abater e com referência em recorde de matrículas em tempos de pandemia.

Com 6 unidades de franquias da Minds Idiomas espalhadas pelo Brasil (Porto Velho, Goiânia, Anápolis), Luiza, franqueada desde 2003, possui duas unidades na cidade de Manaus, respectivamente, no conjunto residencial Vieiralves e no bairro Cidade Nova. “Acredito muito na empresa Minds Idiomas e no crescimento que ela nos proporciona”, ressaltou Luiza.

Apesar de ser uma das cidades mais afetadas do Brasil pela pandemia, Manaus em 2020 alcançou a 6ª posição, considerada a mais empreendedora do país, conforme o Ranking Connected Smart Cities, em 2020. A cidade do norte se destaca na 12ª colocação entre as cidades brasileiras que melhores são referência em tecnologia e inovação.

Para Luzia, empreendedora há mais de 15 anos nas unidades da escola Minds English School, a pandemia trouxe desafios a encarar diversas situações e posicionou a equipe para se tornarem mais motivados a enfrentá-los e trabalhar com muita garra para não perder o negócio que há muito tempo é parte da família. “A pandemia veio e junto veio inúmeras dificuldades que nunca imaginávamos passar, pois sempre fomos treinados para desenvolver um trabalho e de um dia para o outro tudo mudou.”

E diante os desafios encontrados e superados durante a pandemia, a unidade de Vieiralves, em Manaus, foi reconhecida por se destacar em julho de 2021, com maior número de matrículas. Para a franqueadora Luiza, o resultado do campeonato de matrículas estabelecido pela rede Minds Idiomas foi um reflexo do trabalho em equipe. “Não desistimos, nós acreditamos! E quando se tem uma equipe engajada que compra o seu sonho, o resultado não seria diferente! O segredo é não desistir dos seus sonhos e nem dos profissionais que estão ao seu redor”, explicou Luiza.

Em janeiro de 2021, Manaus estava em alerta e passando por situações de extremo risco à população devido a Covid-19. As notícias de falta de equipamentos e de cilindros de oxigênio para tratar os pacientes se espalharam pelo Brasil. Naquele mês, a cidade chegou a registrar 93 mil casos de pessoas contaminadas pelo vírus.

E diante desse cenário de impacto, pessoas que podiam lutar pela sobrevivência, para que mantivessem a sua saúde e as economias de suas famílias, os negócios não pararam, mas se adaptaram aos novos formatos de prestação de serviços. Como por exemplo, o modelo de sistema híbrido, com trabalhadores e alunos com a rotina atrelada ao modo remoto e presencial. De acordo com a ferramenta do Google, o estado do Amazonas aborda 76% de assunto ligado ao sistema híbrido de ensino.

E mesmo com todos os desafios, Luiza teve que conciliar negócio e família. Ela apostou em sua equipe para que trabalhasse com o mesmo amor que ela possui pela Minds Idiomas, para que o negócio fluísse de forma natural e atingisse as expectativas. “Tenho 3 filhos pequenos e minha maior superação foi conciliar o home office com todas as obrigações que eu tive dentro de casa, acredito que muitos passaram por isso. Mas sem sombra de dúvidas me orgulho de mim mesma, pois tive que aprender a superar todas as dificuldades que surgiram, e embora parecesse impossível, nunca pensei em desistir pois existem pessoas que dependem de mim, minha família, meus filhos e toda empresa Minds que gerencio”, enfatizou Luiza.

Já para o sócio Ricardo Augusto, ele pontua que o mercado é oscilante. “Sempre tive os meus objetivos e propósitos muito bem definidos. Isso nos faz superar qualquer tipo de obstáculos. Em julho fomos destaque em números de matrículas, pois conseguimos alinhar as metas e propósitos com equipe e graças a Deus, tivemos um mês ótimo”, relatou Ricardo e complementou dizendo que, “mesmo com todas as dificuldades encontradas pela Covid-19, o mercado não pode parar. Com isso, sempre tem alguém que precisa e necessita do inglês profissionalmente ou culturalmente. E enquanto isso acontecer, temos que ter o volume necessário de trabalho para fazer as coisas acontecerem”, frisou.

Por toda a luta rumo às conquistas, não foi por acaso que a unidade se destacou apresentando maior número de matrículas na escola. E com o apoio da família se uniram para um mesmo propósito e os sócios Luiza e Ricardo reconhecem essa parceria e apoio um ao outro. “Foi a melhor escolha que fizemos, somos um o suporte do outro, sabemos que não é fácil mas ter com quem contar e principalmente quem lhe ajudar é muito gratificante e acho que isso fez total diferença para o nosso crescimento”, afirmou a franqueada.

Negócios entre famílias têm sido um dos principais ramos que mais vem crescendo, essa união de parentescos a fim de atingirem o mesmo resultado tem chamado a atenção de muitas empresas e novos empreendedores. Em um negócio, contar com o apoio e suporte dos familiares ajuda a enfrentar as adversidades e seguir em busca dos mesmos objetivos. De acordo com dados do SEBRAE e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020, empresas familiares representavam 90% dos empreendimentos do Brasil.

Sobre as unidades Minds Idiomas – de Manaus

Mesmo a cidade de Manaus apresentando mais de 150 cursos de inglês, as unidades da escola Minds Idiomas são referência quando se trata de ensino de qualidade, com mais de 1.000 alunos na cidade de Manaus. As unidades contam em média de 6 a 8 funcionários, onde são oferecidos variados cursos nas modalidades: híbrido, presencial e EAD para o público em geral, como: Cursos Kids and Teens (para crianças e adolescentes), Hotelaria e turismo (voltada a atendimentos), Flash (curso intensivo de conversação com duração de 1 mês) e Up plus (aprimoramento do idioma com duração de 6 meses). Em média, existem duas formas de mensalidades, sendo a primeira R﹩355,00 e a segunda forma de mensalidade com desconto, no valor de R﹩259,00.

Além disso, as unidades oferecem condições especiais e trabalham com empresas parceiras para oferecimento de descontos aos funcionários, dependentes e alunos. O objetivo dos franqueados é recuperar os meses perdidos devido à pandemia e voltar a bater metas como nos anos anteriores.

História de empreendedorismo dos franqueados

O casal Luiza de Andrade e Ricardo Augusto já faziam parte do mundo da Minds Idiomas, como colaboradores. Em 2003, a iniciativa de investir em uma franquia na qual acreditava nas missões, valores e visão da empresa, nasceu de Ricardo. A experiência do casal e por terem o mesmo reconhecimento de estrutura e modelo organizacional da Minds Idiomas, uniram o sonho e bagagem que adquiriram da escola.

Luiza, nascida em Tucuruí – Pará, teve seu primeiro emprego como colaboradora na Minds Idiomas com 19 anos de idade, cresceu com ela o objetivo de conquistar a independência financeira e o crescimento profissional. Embora Luiza viesse de uma família que tinha estrutura, não recebia mesada em sua infância, e queria realizar o seu próprio investimento.

Já para o seu esposo e sócio Ricardo Augusto, nascido em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, explica que teve uma infância humilde, mas com uma estrutura familiar que nunca deixou faltar nada em casa, em que teve apoio para ir em busca de seus objetivos. Sempre determinado, conquistou o primeiro emprego como Representante Comercial, com pesquisa de mercado e representação de purificadores de água, antes de se tornar colaborador da Minds Idiomas.

As dificuldades encontradas durante a jornada até se tornar franqueado foram muitas, mas com a persistência e dedicação, Ricardo Augusto chegou aonde queria. “Como colaborador da Minds Idiomas, minha função inicial era assessor comercial. Nosso trabalho era buscar novos alunos e, batendo e cumprindo as metas, conquistamos cargos dentro de uma ascensão estabelecida pela empresa. Com isso fui conquistando meu espaço até chegar a cargo gerencial, gerência regional e direção. Minha primeira dificuldade foi logo quando iniciei, aprender a vender e ter domínio dentro de uma apresentação do curso para o cliente. A segunda foi adaptação em Manaus, já como gerente, sentia dificuldade em desenvolver o trabalho em equipe. Meu ritmo era muito acelerado. Tive que me adaptar aos costumes e à cultura de Manaus. Terceira, foi quando faltava uma única cota para conquistar um cargo de gerência regional, e na circunstância perdi grande parte da minha equipe. Ficando com apenas dois colaboradores, que inclusive seriam demitidos por falta de produção. Mas a minha vontade era maior e batalhei muito para superar esses desafios, e hoje estou muito satisfeito com os resultados alcançados”, afirmou Ricardo.

O casal de franqueados disponibiliza 5 dicas para você que quer investir em franquias e iniciar a sua carreira profissional como empreendedor. Confira:

1- Acreditem primeiramente em vocês, que tudo que fizerem vai dar retorno! Não existe fórmula mágica para o sucesso, existe sim muito trabalho e persistência;

2- Trabalhe em equipe;

3- Tenha comprometimento, engajamento, metas e dedicação;

4- Organize o pensamento, formalize, estude o mercado e “vá pra cima”;

5- Tenha objetivos claros e bem definidos, e se doe para isso. Conheça bem o mercado e construa seu plano de negócio.

O objetivo do casal para os próximos 5 anos é de fortalecer as unidades da Minds Idiomas e abrir pelo menos mais uma escola. E de que a marca continue prosperando mesmo diante de todas as mudanças de mercado. As unidades abertas com os recursos próprios dos franqueados, atendem ao público da região de Manaus e pretendem alcançar o público de Boa Vista- RO.