Grupo Encontre Sua Franquia participa com seis marcas na Franchising Fair Sudeste

Belo Horizonte (MG) recebe mais uma vez a feira itinerante de franquias Franchising Fair Sudeste. Essa é uma grande oportunidade para quem está em busca de abrir um empreendimento. O evento que ocorrerá de 24 a 26 de agosto, na Serraria Souza Pinto contará com a presença da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Encontre Sua Viagem; Bidon Corretora de Seguros; Fórmula Pizzaria; SUAV; GEmotion e Acquazero, que juntas somam mais de mil unidades.

O empresário Henrique Mol está por trás de todos esses empreendimentos e acredita que a participação em feiras possibilita deixar as marcas mais evidentes, além de captar novos leads para os negócios.

Mol ressalta que Belo Horizonte é uma cidade forte para os negócios, inclusive para a holding, já que a maioria das suas seis marcas nasceu na capital mineira, o que possibilita acompanhar ainda de mais perto o desenvolvimento dos negócios, com visitas frequentes pelo próprio empresário. “As redes SUAV e Fórmula Pizzaria já estão consolidadas em BH, porém cidades das redondezas oferecem grandes oportunidades para abrir essas marcas, inclusive as demais franquias que atuamos”, diz.

O intuito do empresário é expandir os negócios por Belo Horizonte e cidades adjacentes, como Contagem, Sete Lagoas, Betim, Nova Lima, Divinopólis, Itaúna, Pará de Minas, Ipatinga, além dos grandes centros na região Sudeste e fechar 10 acordos, sendo 5 somente em BH.

Setor em alta

Para quem busca investir em uma franquia, o setor de alimentação é o que mais tem despontado crescimento. Somente em 2017, do faturamento total do franchising de R$163,319 bilhões, as redes de alimentação somaram R$42,816 bilhões, o que representa um aumento de 6% do segmento. Já das 146.134 unidades de franquias, 31.710 são de alimentação, e dentre as 2.845 redes, 742 pertencem ao segmento.

“Cada vez mais o setor de alimentação vem crescendo, principalmente a alimentação fora do lar. Estamos bastante otimistas para este ano, pois os consumidores voltaram a ter o poder de compra maior e os próprios investidores estão mais confiantes para investir em um novo negócio”, avalia Henrique Mol.

A Fórmula Pizzaria conta com 13 unidades ativas e quatro em fase de implantação, sendo 11 somente em Belo Horizonte. A rede oferece investimento entre R$145 mil a R$380 mil, conforme o modelo de negócio escolhido, além de possibilitar atuar em lojas de rua, shoppings centers, aeroportos e supermercados. São quatro modelos de negócio: Delivery, Delivery + Mesas, Express e Satélite que permite faturamento (bruto) mensal até R$ 90 mil.

Já outro negócio bastante rentável é o do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Em 2017 foi o setor que mais cresceu, com 12,1% no faturamento. O aumento da longevidade da população, a crescente preocupação com saudabilidade e bem-estar são alguns dos principais fatores da alta deste segmento.

Prova disso é a SUAV (rede especializada em cuidados femininos) que cresceu 20% este ano, comparado com 2017, quando entrou para o franchising.

Com a correria do dia a dia, serviços express tem sido a preferência das mulheres economicamente ativas. A SUAV oferece quatro tipos de serviço (depilação, design de sobrancelha, esmalteria e fotodepilação) em uma única estrutura, onde possibilita o franqueado escolher atuar em até cinco modelos de negócio distintos com investimento inicial entre R$69.900 a R$131.200.

“Apesar de se tratarem de negócios que requerem um investimento maior, são setores que crescem o ano todo, o que acaba se tornando uma ótima oportunidade de negócio”, afirma o diretor executivo.

Microfranquia

Já para aqueles que preferem investir pouco capital ou começar com um negócio pequeno as microfranquias ainda continua sendo as mais procuradas.

Mol tem grande expectativa em relação as suas marcas que possuem baixo valor de investimento. Como é o caso das redes Encontre Sua Viagem (franquia de turismo) que possui modalidade de negócio entre R$7 mil (home office) e R$40 mil (loja física); Acquazero (empresa especializada em lavagem automotiva ecológica), com investimento de R$10 mil e, a marca Bidon Corretora de Seguros com investimento de R$11.990 (home office).

“As microfranquias são ideais para ter o primeiro negócio, até mesmo para aqueles que não têm nenhuma experiência no franchising. Mas assim como as redes que necessitam de maior capital é necessário comprometimento com o trabalho, dedicação e boa gestão, somente assim conseguirá ter o valor do investimento retornado de forma rápida e atingir o faturamento almejado”, conclui.

Mercado de franquias em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais tem despontado como um mercado promissor no franchising. Em 2017, cresceu 7,4% em número de franquias, contabilizando 530 marcas em operação. Além disso, Minas expandiu em 10% o número de unidades, com 7.319 pontos de venda, na qual 73% estão localizadas em cidades do interior mineiro, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar registra no estado 23,4% no número de unidades, seguida pela Alimentação, com 21,9%.

A Feira

Com o número de pessoas desempregadas relativamente alto, de 12,7% atingindo 13,2 milhões de brasileiros no primeiro trimestre deste ano, investir em um negócio próprio continua se mostrando uma boa alternativa para retornar ao mercado de trabalho. Por se tratar de um negócio já testado, as chances do empreendimento não dar certo são praticamente nulas. Claro, que para isso o franqueado deve estar muito engajado com o negócio.

Com isso, as feiras de franquias são uma grande oportunidade para o interessado conhecer de perto os modelos de negócio e verificar a franquia que mais se encaixa com o seu perfil.

Durante a 31ª Franchising Fair Sudeste haverá diversas palestras de empreendedorismo. O convite custa R$30 reais para acesso todos os dias do evento.