Grandes momentos de vendas exigem planejamento dos varejistas

O varejo conta, sabidamente, com períodos de altas e baixas nas vendas. É uma montanha russa de datas sazonais como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que trazem consigo, naturalmente, “booms” na procura por certos tipos de produtos ou serviços. Por isso, cabe aos empresários antecipar-se às datas em relação a lançamentos, marketing, promoção, pessoal, ambiente de loja etc.

O Dia das Crianças de 2018, por exemplo, movimentou perto de R$9 milhões, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. Buscando uma fatia desse montante, a rede de franquia de pelúcias personalizáveis, Criamigos, com atuais 11 unidades em operação, espera um aumento de mais de 70% nas vendas em outubro deste ano.

E, para conquistar essa alta nas vendas, a co-fundadora Veronicah Sella diz que planejamento é fundamental. “Quanto maior a antecedência, melhor. Trabalhamos, no mínimo, dois meses antes para que tudo esteja alinhado na data. Já para rodar as campanhas maiores, avisamos a rede um mês antes”, pontua. Entre os principais pontos de preparação, segundo a varejista, é importante ter um objetivo definido, apontando um responsável pelo projeto, que vai determinar como fazer, quando fazer e quanto vai custar. Tudo com aval da diretoria e planejamento minucioso.

Para empreendedores de outros segmentos, vale lembrar que “cada setor, tem seu “Natal'” e é com base nisso que as contas devem ser feitas para aproveitar ao máximo a presença maciça do consumidor na loja. Os cálculos, portanto, devem englobar compra e fabricação de mercadoria, estoque, preparação do elenco e do ponto de venda, divulgação e criação de lembranças da marca.

Organizar o time e a escala também é importante para aproveitar ao máximo o potencial de cada um nesse momento de grande fluxo. “No dia a dia das nossas oficinas, por exemplo, cada amigurso (atendente), acompanha o cliente em todo o processo de criação da pelúcia. Mas, em momentos de grande fluxo, cada um fica responsável por uma estação e o convidado que vai passando por todos atendimentos”, explica Veronicah, lembrando que a atenção e cuidado com o consumidor deve ser total e igual, sem perder o ânimo ou a alegria da experiência, garantindo assim a boa lembrança da marca e, ao mesmo tempo, um atendimento mais dinâmico aos presentes.

Em paralelo, alimentar a loja e a marca de novidades é positivo. Em períodos comuns de vendas, as empresas devem se preocupar em criar motivos de compra para ter mais atrativos de vendas. Neste caso, é necessário se preparar também para uma possível diminuição dos lucros no período. “Em datas com menos apelo de compras, buscamos lançar pelúcias e acessórios para movimentar as lojas. Mas, para isso é preciso ter uma boa gestão de custos, uma análise disso tudo, para não deixar realmente que a alta consuma a baixa”, indica a especialista da Criamigos.