Aluguel de brinquedos e acessórios é solução para viagens mais práticas e econômicas

A empresária Isabel Tuñas foi uma das responsáveis em popularizar a prática do aluguel de brinquedos infantis por todo o país ao expandir sua rede Facilitoy por meio de franquias

Produto que pode ser alugado na Facilitoy. Foto: Divulgação

Mais um período de férias se aproxima e em todas as famílias sempre aparecem alguns gastos extras antes mesmo de arrumarem as malas, em busca de acessórios que facilitem a viagem ou a deixe mais divertida, principalmente para as crianças. Uma tendência no mercado, o aluguel de brinquedos, tem ampliado a atuação desse setor atendendo também a demanda dos pequenos no turismo. Agora, também é possível alugar itens de apoio para viagens, como carrinhos, cadeirinhas bebê conforto para automóveis e até banheiras e berços.

A Facilitoy é uma das pioneiras nesse setor e atua com aluguel de brinquedos infantis desde 2020. Percebendo esta demanda, criou um catálogo especialmente para atender necessidades das viagens de férias, o Facilitrip.

“Quem nunca chegou no destino de férias e descobriu que o quarto ou imóvel não contava com um berço para crianças menores?”. Quem faz a provocação é Isabel Tuñas, CEO, fundadora da Facilitoy e mãe da Alice e da Marina, que a inspirou a empreender nesse setor. “Muitas vezes as pessoas compram um item apenas para atender uma viagem específica, pagam caro e num usam nunca mais. Ou temos aquelas famílias que parcelam uma cadeirinha de automóvel ou bebê conforto em 12 prestações, e acabam usando por apenas quatro meses. Para esse perfil de público o aluguel não é apenas uma solução, mas a salvação de férias mais tranquilas e divertidas”.

A empresária também fala do ponto de vista de negócio. “No momento, este tipo de demanda ainda é maior nos grandes centros para que os produtos sejam levados na bagagem. Contudo, em nossos planos para 2024, está a abertura de mais unidades que estejam nos destinos turísticos para que as famílias não precisem mais transportar os acessórios e possam nos encontrar ao desembarcarem, seja na praia ou na montanha. E, quem sabe, num projeto mais a longo prazo, ao alugar um espaço em modelos como o Airbnb, os itens já estejam esperando por eles no imóvel”, revela.

Modelo Facilitoy e as mães empreendedoras

O que levou Isabel para o empreendedorismo foi o que, na verdade, costuma afastar outras pessoas da vida profissional: a maternidade. Até o nascimento de sua primeira filha, vivia uma rotina de trabalho intensa, com jornadas que facilmente chegavam a 12 horas diárias. Atuava no setor da hotelaria, uma área que gostava muito.

Porém, a volta ao trabalho lhe trouxe uma angústia comum a todas as mães, o sentimento de culpa por deixar sua filha enquanto trabalhava. Esta foi a motivação para o início de um processo de autoconhecimento e ressignificação de sua vida pessoal e profissional. Partiu para o empreendedorismo, mas não em qualquer setor, buscou algo que mantivesse sua conexão com a maternidade. Então, nascia a Facilitoy.

Após dois anos estruturando o modelo do negócio de aluguel de brinquedos, partiu para a expansão da rede por meio de franquias, um formato desenvolvido especialmente para ser uma alternativa profissional para outra mães como ela que têm como prioridade o cuidado com suas crianças.

“Nascemos com um propósito de estimular o brincar consciente e sustentável criando uma rede de mães empreendedoras que caminha para ser uma das maiores comunidades desse universo do mundo. Ao mesmo tempo, tão grande quanto nossa rede, também queremos que seja nossa empresa”, destaca Isabel. “Queremos levar a magia do melhor brincar para o máximo de crianças pelo tempo ideal economizando e respeitando o nosso planeta”, acrescenta e empresária.

E sua visão de como conviver entre a maternidade, os negócios e o cuidado com o planeta tem atraído uma nova demanda profissional para Isabel, a de mentora e palestrante, recebendo diversos convites para compartilhar sua história e experiência no empreendedorismo com outras mulheres e mães.

Além disso, a Facilitoy foi uma das empresas participantes da 8ª temporada do programa Shark Tank Brasil, quando a shark Carol Paiffer se tornou sócia do negócio.