O cenário de instabilidade econômica e politica no qual estamos vivendo em nada tem afetado o crescimento da Global Study, franquia de intercâmbio que está em busca de novos investidores pelo país. A marca acaba de confirmar presença sua 26ª edição da ABF Franchising Expo que acontece entre os dias 21 e 24 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.
A empresa, que está comemorando seu aniversário de 10 anos, nasceu com o propósito de democratizar o acesso ao intercâmbio, ao longo do tempo cumpriu esse proposito oferecendo aos estudantes de todo o país pacotes com parcelas que cabem no bolso de quem busca novas oportunidades, tanto na vida profissional, quanto pessoal. “Durante a última década, ao viabilizar essa experiência a milhares de estudantes, conseguimos colecionar vitórias, co-criar novas realidades e, acima de tudo, construir uma rede sustentável aliada a uma verdadeira comunidade de pessoas apaixonadas pela marca”, comenta Flávio Imamura, sócio fundador da Global Study.
Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do setor de franquias em 2016 foi de R$151 bilhões, 8% maior do que no ano anterior. Já para 2017, a previsão de crescimento é de 7% a 9%. Em relação ao mercado de intercâmbio, os números também são positivos. Nos últimos 10 anos, a quantidade de intercambistas brasileiros quadruplicou, de acordo com dados divulgados pela Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association.
Mas, se contrariando as expectativas do setor, muitas empresas amargaram prejuízos e retrações devido à crise econômica do país, na Global Study esse cenário passou longe. Nos últimos anos, a marca tem superado suas próprias metas, aumentando significativamente seu número de clientes, unidades franqueadas e, principalmente, seu faturamento.
Em 2015, a franquia cresceu 150% em comparação a 2014, passando de R$ 4 para mais de R$ 10 milhões. No ano passado, manteve a taxa de crescimento esperada, apresentando um aumento de 40% no faturamento. Para 2017, a expectativa é manter esse mesmo percentual de crescimento. “Estamos muito felizes com os resultados que temos alcançado. Não há maior satisfação do que ver várias unidades superando seus recordes de venda e, ao mesmo tempo, observar o impacto causado na vida pessoal e profissional dos nossos clientes”, afirma Imamura.
Dentre os fatores responsáveis pelo excelente desempenho da marca está o investimento contínuo em seu modelo de gestão. A rede realiza melhorias constantes em seus processos, visando a excelência em todos os setores da empresa, desde a escolha do franqueado até o acompanhamento final com o intercambista. “Não queremos crescer a qualquer custo. Precisamos manter a qualidade na nossa entrega e dos resultados”, defende o fundador, que está sempre acompanhando a expansão da rede. “Não escolhemos um franqueado só porque ele tem capital. Não acreditamos que aumentar o número de unidades dessa forma seja um bom modelo para a rede. Por isso, sempre valorizamos o perfil do franqueado”, explica.
Neste ano, o processo de seleção está ainda mais rigoroso. Para garantir o crescimento sustentável da rede é realizada uma análise profunda sob os empreendedores que desejam comprar uma unidade. A exigência de perfil comercial é uma das principais requisições. “Investidores são bem vindos, mas precisam de um sócio operador com perfil desejado. Hoje mesmo nossas duas melhores unidades são de franqueados que não tinham todo o capital necessário, mas tinham muito potencial”, diz Imamura. Além desse perfil comercial, a equipe de expansão também analisa qual o nível de experiência do candidato sobre gestão de pessoas, como é o seu comportamento perante a adversidade, a intensidade do seu poder de inovação e de que forma ele se adapta às mudanças do mercado.
Com certeza, a estratégia têm se mostrado assertiva. Até o final desse ano, o plano é ampliar ainda mais a atuação da marca pelo país. ”O mercado de intercâmbio está crescendo muito e a Global Study mais ainda. Estamos sempre atentos às tendências do mercado e investimos em uma gestão diferenciada, que possibilita uma boa margem de lucro ao franqueado e grandes vantagens aos estudantes. Durante os quatro dias da Feira da ABF estaremos abertos e à disposição para tirar todas as dúvidas dos interessados pela marca, assim como contar mais sobre a nossa história”, finaliza sócio-fundador.