Gigatron cria sistema que possibilita usuário a ter participação comercial na NF-e

Rede de franquia com foco em desenvolver softwares para empresas do varejo oferece plataforma que permite que a empresa consulte no SEFAZ as notas fiscais emitidas para seu CNPJ, bem como, manifestar a realização dos documentos

Após o início da pandemia, o mercado de tecnologia mudou e tornou-se algo desafiador, porém cheio de descobertas. O e-commerce ganhou muita força nesse período, seguido do setor de saúde e educação.

Para auxiliar as empresas do varejo, a rede Gigatron Franchising adotou novos recursos no seu serviço GigaMob, que é uma plataforma online (site) onde é armazenada as informações gerenciais e fiscais das operações efetuadas no GigaERP (solução digital que contém recursos e regras de negócio para gerenciar e organizar as rotinas de uma empresa).

Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron, explica que a partir de agora o sistema conta com backup em nuvem, garantindo assim, que o banco de dados dos clientes fica armazenado com mais segurança e pode ser baixado diretamente da plataforma.

“O sistema possibilita acesso a relatórios gerenciais e a documentos fiscais através de um acesso rápido, bem como a dados importantes para tomada de decisões. A medida veio para acelerar nessa busca para aprimorar o gerenciamento e controle do negócio”, afirma o executivo.

Manifestação do destinatário

O sistema GigaMob também permite que seu usuário manifeste sobre sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal. A empresa pode consultar na SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda) todas as notas fiscais emitidas para seu CNPJ e manifestar a realização.

No módulo Manifestação a plataforma apresenta os seguintes controles:

  • Ciência da operação: O evento registra na NF-e a solicitação do destinatário para a obtenção do arquivo XML;
  • Confirmação da operação: O evento será registrado após a realização da operação, e significa que a operação ocorreu conforme informado na NF-e;
  • Desconhecimento da operação: Este evento tem como finalidade a possibilidade do destinatário se manifestar quando da utilização indevida da sua inscrição estadual por parte do emitente da NF-e. Assim o protegendo de operações fraudulentas de remessas de mercadorias para diferentes destinatários;
  • Operação não realizada: Este evento será informado pelo destinatário quando por algum motivo, a operação legalmente acordada entre as partes não se realizou.

“São diversas vantagens para quem utiliza o sistema GigaMob. Não somente pelo fato de ser um software híbrido que possibilita o acesso remoto ao movimento da empresa sem a necessidade de estar fisicamente no local, mas também como possibilita ao usuário a participação comercial na NF-e. Algo muito vantajoso para o cliente ter em mãos, de forma prática e rápida, o acesso as notas fiscais”, conclui o diretor executivo da Gigatron.