1) Estudar o mercado de atuação
“Não há como ter sucesso em algo que não conhecemos”, afirma Christiane Perin, sócia-fundadora da EmagreSee, rede de clínicas de estética. De acordo com a empresária, antes de mais nada é necessário estudar o setor em que irá investir. “É preciso se fazer perguntas. Já existem outras marcas como a minha? O que elas oferecem? Como posso me diferenciar da concorrência? O que o cliente procura? Ainda há espaço no mercado para outra marca?”, indaga Christiane.
Segundo a empresária foi justamente respondendo essas questões que a EmagreSee se sobressaiu no mercado. “Quando abri minha primeira clínica eu passei a ouvir as queixas e desejos das minhas clientes e com isso consegui identificar uma insatisfação em comum: os tratamentos de outras clínicas não davam os resultados prometidos e, quando davam, seguiam protocolos extremamente demorados. Consciente disso, pude desenvolver e sempre aprimorar todos os tratamentos oferecidos na EmagreSee, o que fez toda a diferença no negócio”, revela.
Outro ponto importante foi se diferenciar da concorrência. Christiane deu um upgrade no conceito de Criolipólise, tratamento que congela a gordura do corpo e que pode ser encontrado em muitas clínicas de estética. Ela criou a Criolipólise Método 360°, que apresenta um resultado muito mais efetivo.
2) Ter qualidade nos serviços oferecidos
“Entregue aquilo que é prometido”, indica a sócia-fundadora da EmagreSee. De acordo com Christiane, o maior erro de quem abre um negócio é querer enganar o consumidor. “Principalmente no ramo de estética, essa questão é extremamente importante. Estamos lidando com a vaidade das pessoas”, comenta. Por isso, estar por dentro das tendências, ter profissionais capacitados, equipamento de alta tecnologia e comprometimento com o cliente são pontos essenciais para alcançar a qualidade no serviço oferecido.
Quando a empresária decidiu se unir ao Grupo 10X, do empresário David Pinto, e expandir a marca como franquia, uma das maiores preocupações foi continuar a oferecer um trabalho de excelência. “Para permitir a expansão da rede sem perder qualidade, me dediquei pessoalmente ao treinamento dos franqueados. Capacitação de pessoas é essencial para garantir alto desempenho em todas as unidades da rede”, conta.
3) Gestão de equipe
O comportamento da equipe de atendimento irá refletir diretamente na imagem que o cliente terá da marca. por isso, ao exercer a gestão de pessoas é possível organizar o negócio e identificar possíveis ameaças e oportunidades para garantir sempre uma experiencia positiva para o cliente. “É preciso ter talento para lidar com o público. por exemplo ter simpatia, jogo de cintura e vontade de solucionar problemas. Se não existir uma gestão de excelência de pessoas, muito provavelmente o negócio estará fadado ao fracasso”, opina Christiane.
Todo o franqueado da EmagreSee passa por um rigoroso treinamento de gestão que será transmitido a toda a sua equipe de atendimento. Além disso, há um contínuo controle de qualidade que permite a franqueadora identificar possíveis falhas e ajustá-las com rapidez, para que isso não impacte negativamente na imagem da marca.
4) Gestão financeira
“O básico em gestão financeira é existir uma separação da pessoa física e da pessoa jurídica”, afirma Christiane. De acordo com a empresária essa é uma questão bem difícil no começo do negócio, principalmente em uma clínica estética, que muitas vezes começa com um negócio pequeno e que o proprietário acaba exercendo diferentes funções.
Pensando nisso, Perin lista algumas atitudes que podem ajudar o empresário a não cair em cilada:
– Abrir uma conta para a pessoa física e uma para a pessoa jurídica é o básico. Mas já vi muita gente não fazer isso por uma falsa sensação de praticidade;
– Ter controle detalhado do fluxo de caixa. Vale a pena recorrer consultorias e também contar com um contador de confiança para ajudar a organizar uma planilha de entradas e saídas, por exemplo;
– É importante estabelecer qual será o salário do dono, para que ele tire apenas essa quantia todos os meses. a retirada de lucros apenas deve ser feita se não prejudicar o capital de giro do negócio;
– Contar com ajuda profissional, como uma empresa de consultoria, pode ser essencial par manter ambas as contas funcionando bem. No caso da franquia, todo este apoio técnico fica por conta da franqueadora.
5) Estar presente na rotina do negócio
Dono do negócio trabalha em dobro! É exatamente esse pensamento que o empreendedor precisa ter. “O empresário precisa entender que ele vai trabalhar muito. Sábado, domingo e feriado vira sinônimo de trabalho. Isso irá definir o sucesso do negócio e não deve ser considerado algo negativo. É preciso ter prazer no que se faz”, aconselha Christiane.
“Saber o que acontece no seu negócio é a única forma de identificar problemas e motivar a equipe a vestir a camisa da empresa”, finaliza a empresária.