Funcionário tira lojas do vermelho, triplica faturamento mensal e se torna sócio de franquias de fast food em Fortaleza

Um trabalho austero do gestor Ronaldo Azzolin colocou as unidades entre as seis melhores performances da rede Sal e Brasa Grill Express

De funcionário a sócio. Essa é a história do gestor Ronaldo Azzolin Floriano, que foi contratado em 2016, pelos empresários José e Soraia Jereissati para recuperar a operação de duas unidades de suas franquias da rede Sal e Brasa Grill Express, na cidade de Fortaleza. Com a função de gerente de operações, Ronaldo tinha como missão alavancar as vendas das unidades dos Shoppings Iguatemi e Rio Mar, mas ele fez mais do que isso. Além de recuperar as lojas, ele as transformou nas mais rentáveis da rede. Esse resultado levou os proprietários das unidades a convidarem Ronaldo, em 2019, para ser sócio das lojas. Ele passou a ter um pró-labore fixo e participação na operação.

Para a recuperação das franquias, Ronaldo optou por medidas austeras depois de um verdadeiro mergulho nos procedimentos diários de cada unidade. “Desperdício, entrega dos pratos sem a devida qualidade e equipe desmotivada, foram alguns dos problemas que encontrei”, explica o gestor.

Após essa análise, o gerente de operações passou a reavaliar todos os processos da cozinha, trocou uma boa parte da equipe, além de realizar pequenas reformas para valorizar o restaurante. Em três meses, a unidade localizada no Shopping Rio Mar, saiu de um faturamento de R$ 120 mil para R$ 160 mil/mês. Passados quase seis anos, hoje a loja fatura entre R$ 270 mil e R$ 330 mil, e está sempre na lista das 6 melhores da rede Sal e Brasa Grill Express.

Já na segunda unidade, no Shopping Iguatemi, não foi diferente. Em 2017, ele também trocou parte da equipe e fez ajustes na entrega dos pratos, adequando tudo ao gosto do público frequentador do Shopping. “Quando fui analisar a operação dessa unidade tínhamos um faturamento mensal de R$ 130 mil, e em três meses chegamos a R$ 180 mil”, explica.

Mesmo sabendo que esses números ainda não eram os ideais, Ronaldo não pensou em desistir em nenhum momento, pois acreditava no potencial da marca e nas localizações das unidades. Após 1 ano de ajustes, a unidade do Shopping Iguatemi passou a ter fila nos horários de pico, e o faturamento já era de R$ 250 mil/mês. “Conseguimos uma equipe engajada, comprometida com o atendimento e qualidade dos pratos, e isso fez total diferença”, esclarece Ronaldo.

E não demorou para se pensar em abrir uma segunda unidade, dentro do mesmo shopping, mas com uma proposta diferente de atendimento. Nessa praça de alimentação do Shopping Iguatemi de Fortaleza, conhecida como “Praça da Família” a loja passou a ter o serviço de garçom e pratos que servem uma família de 4 pessoas.

Assim, em 2019, a segunda unidade fechou o ano com um faturamento mensal de R$ 260 mil. Hoje, esse valor é próximo a R$ 470 mil/mês, chegando a ser a 2ª loja da rede. Ronaldo chegou a pensar que com a segunda operação, a primeira loja poderia sofrer uma queda nas vendas. Mas isso não aconteceu, pelo contrário. O faturamento subiu de R$ 290 mil, em 2019, para R$ 400 mil/mês, hoje. “Como as praças de alimentação têm propostas bem diferentes, e o público entende isso, conseguimos esse case bem interessante”, avalia Ronaldo.

Para o gestor, essa virada de mesa e os bons resultados nos negócios são a soma do trabalho intenso feito em cada ponto,

mas também graças à excelente parceria e infraestrutura que a rede Sal e Brasa Grill Express ofereceu. Segundo ele, a direção abraçou a causa e se debruçou com os investidores para resolver todos os problemas. “Sem esse apoio da direção da rede não teríamos conseguido, porque percebemos que não somos mais um número dentro da franquia, e sim parceiros”, destaca.

O trabalho de excelência realizado por Ronaldo tirou muitos elogios dos sócios José e Soraia Jereissati. Segundo eles, os processos implantados por Ronaldo foram eficazes e deram vida nova aos negócios. “Diante de tais resultados, não tinha como não trazê-lo ainda mais para o nosso time, tornando-o sócio”, explica José Jereissati.

Para Ronaldo, toda essa jornada foi, e é, muito gratificante. “Coloquei todo o meu conhecimento para desenvolver o business plan, e foram essas ações que fizeram toda a diferença”, finaliza.