Funcionária vira franqueada de rede de joias e faz negócio decolar

Roseli Maria Cassemiliano era distribuidora autorizada da Convex Brasil e, depois de quatro anos, fez seu nome no franchising pela rede

Roseli Maria Cassemiliano, de 42 anos, começou a trabalhar aos 12. Mas sua trajetória profissional mudou em 2014, quando se tornou funcionária da Convex Brasil. Quatro anos depois, mudou de lado, de funcionária para patroa, se consolidando como uma das franqueadas de sucesso da marca, na cidade de Araraquara.

Natural do Paraná, Roseli se mudou para São Carlos (SP) aos 2 anos. Ela conta que, quando começou a trabalhar, “queria ter meu próprio dinheiro, gastar com minhas coisas. Então, desde cedo, aprendi a construir minha independência financeira”.

Entre as diversas experiências, a franqueada destaca sua preferência na área de vendas. “Assim que finalizei o ensino médio, procurei me especializar diretamente no ramo”, diz.

Roseli trabalhou por anos como promotora de vendas em grandes empresas do setor de alimentos, higiene pessoal e produtos de limpeza. Já morando em Araraquara, recebeu uma nova oportunidade de trabalho como distribuidora autorizada na Convex Brasil. “Eu mediava a distribuição de joias para as franquias da marca”, lembra.

E foi assim que Roseli encontrou sua verdadeira paixão: o mercado joalheiro. “Fiquei maravilhada com a qualidade e variedade de joias da Convex Brasil. Fui funcionária por quatro anos e foram os melhores que tive”, diz.

Em 2018, a ex-funcionária virou franqueada. Em julho, inaugurou seu quiosque no Shopping Jaraguá, em Araraquara. “A Convex sempre me deu todo o suporte necessário. Assim que olhei o quiosque pronto, sabia que havia tomado a decisão correta”, relata.

O primeiro desafio foi contratar vendedoras qualificadas. Roseli explica que, pela grande variedade de produtos e responsabilidades mais complexas, como administração fiscal, foi difícil encontrar a equipe perfeita.

“No início, tive de estudar todos esses processos e estive na linha de frente como empreendedora. Com o tempo, aprendi a lidar com os funcionários e consegui aplicar o treinamento necessário”, comenta.

Hoje, Roseli conta que seu negócio alavancou em Araraquara, construindo uma base fiel de clientes. “É apenas estudando e me aprofundando em cada um dos produtos que consigo passar para os consumidores toda a confiança e conhecimento da franquia”, aponta.

Com uma margem de lucro acima da média da franqueadora, a franqueada se consolidou no mercado joalheiro e já estuda abrir outras unidades no interior de São Paulo. “Ser franqueada da Convex Brasil é uma satisfação, a marca mudou totalmente minha vida”, completa.

Diferenciais da Convex Brasil

A rede conta com a indústria e o comércio, sendo a fornecedora do franqueado, o que garante maior segurança a esse investidor. A Convex Brasil criou o sistema Express de fabricação de aliança em ouro. Em no máximo 24 horas após o pedido, as alianças estão prontas para serem enviadas, o que normalmente demora sete dias em outras marcas.

Além disso, a franquia oferece o modelo de negócio em quiosque, que pode ser instalado de maneira rápida em qualquer shopping. “O faturamento dos nossos franqueados pode chegar até R$ 600 mil por ano”, destaca Monaco.

Em junho, a Convex Brasil lançou o modelo para atacado, voltado para o mercado B2B. Na prática, o franqueado se torna o único distribuidor da sua região, participando ativamente das estratégias de vendas, de fabricação de novos produtos e de marketing.

No total, estão disponíveis apenas 18 unidades. O franqueado venderá seus produtos para atacado e multimarcas, tendo em mãos uma lista pronta de clientes. O investimento é de R$ 350 mil, com projeção de faturamento de R$ 3,6 milhões ao ano, retorno de investimento em 36 meses e lucro bruto mensal de até a 42%. Além disso, não é necessário investir em ponto de venda. Com uma estrutura de escritório a partir de 6m² já é possível administrar a franquia.

Todas as joias Convex Brasil são desenvolvidas com tecnologias avançadas, sendo hipoalergênicas, unindo tendências atuais com modelos tradicionais. A rede possui um portfólio extenso, com joias produzidas em aço 316L, prata 925 e prata revestida em ouro 18K, além das tradicionais alianças de ouro 10K e ouro 18K.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 153 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 36 meses.