Franquias ligadas a casa e construção crescem quase 13% em 2020, impulsionadas pelo isolamento social

De um dia para o outro, a pintura da sala começou a parecer desgastada; o piso da cozinha, antes lindo, já não é mais o mesmo. E o que dizer do quintal espaçoso, mas sem graça, que merecia uma bela piscina? Desde março de 2020, com as famílias mais tempo em suas residências, o que antes poderia ser mero detalhe ganhou o status de urgente. Assim, pensando em deixar a casa mais bonita, agradável e, por que não dizer, valorizada, parte dos brasileiros investiu em reformas e pequenos reparos. O resultado direto foi o crescimento de 13% das franquias ligadas a casa e construção, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Outro ponto importante reside no fato de que a taxa Selic se manteve em níveis baixos, o que também leva a um aumento do consumo. Além disso, as atividades do setor de construção civil foram classificadas como essenciais.

Franquias em destaque

• Casa do Construtor

Listada pela primeira vez no ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil em número de unidades, a Casa do Construtor é a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e faça você mesmo da América Latina. Mesmo em meio à pandemia, a empresa manteve seus planos de expansão e fechou 2020 com 318 operações, ante 275 no ano anterior, o que representa um incremento de 16%. Com isso, o faturamento bateu a casa dos R﹩ 328 milhões. Para 2021, os planos são ainda mais audaciosos: inaugurar mais 100 unidades, crescer 33% e chegar a um faturamento de R﹩ 440 milhões.

iGUi

Mantendo sua trajetória de recuperação, a iGUi fechou o ano de 2020 batendo recorde de vendas. A maior fabricante global de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) apontou o último ano como um dos melhores dos últimos 25 anos e registrou um crescimento de 103%, chegando a um faturamento de quase R﹩ 1 bilhão. Por conta do isolamento social, as pessoas resolveram investir na qualidade de vida da família, ou seja, as vendas de piscinas despontaram.

TRATABEM

A TRATABEM é uma rede de franquias especializada em manutenção e assistência para todos os tipos de piscinas. Problemas do dia a dia relacionados ao uso da piscina se tornaram grandes inconvenientes para as famílias em isolamento. Por essa razão, os serviços de assistência, manutenção e vendas de produtos químicos aumentaram em 2020 fazendo o faturamento dessa franqueadora, que faz parte da rede iGUi, despontar de forma inédita.