Franquias continuam sendo o melhor investimento diante da pandemia

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor conseguiu atingir 22,8% a mais no quarto trimestre, se comparado ao período anterior.

Mesmo diante de um PIB em queda -4,1% em relação a 2019, e com um retrocesso de quase 25 anos com a crise trazida pelo COVID-19 em 2020. O setor de Franchising mostrou resiliência, conseguindo segurar boa parte das perdas recuperando no quarto trimestre 22,8%, se comparado com o terceiro trimestre de 2020. Mesmo assim, registrou no consolidado do ano, uma queda de 10,5% no faturamento se comparado a 2019, voltando ao patamar de 2017.

Durante a Live da Associação Brasileira de Franchising, com os dados apresentados acima, o Presidente do Grupo Cherto, Marcelo Cherto observou que mesmo diante destes números, houve setores que conseguiram manter-se equilibrados e até expandirem. Segundo Cherto, muitas pessoas perderam os empregos ou fecharam empresas que já estavam obsoletas no mercado e, com isso, optaram pelo modelo de franquias.

Assim como Marcelo, especialistas do setor apontam que as franquias são mais seguras que um empreendimento que você tenha que começar do zero. Para Rogério Silva, CEO do CEBRAC, rede com 26 anos de atuação e mais de 90 escolas espalhadas pelo país, “As franquias são um investimento já testado e que dá ao novo investidor uma assistência que em outra ocasião não teria. Nós do CEBRAC, já enfrentamos diversas crises econômicas e, mesmo assim fortalecemos nossas unidades, nos readequamos quando necessário e trabalhamos em conjunto com toda a rede para que pudéssemos juntos enfrentar as mais adversas situações!”, explica o CEO.

Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, concorda com Rogério Silva e acrescenta que ” É importante que o empreendedor estude, entre em contato com a franqueadora, veja o suporte e todos os benefícios que tem em ser um franqueado. Assim, com certeza, o investimento será bem aplicado em uma rede que tenha o perfil do candidato. Todas as franqueadoras prezam por um franqueado que tenha aderência com a rede, assim garantem o prazer de fazer da franquia um negócio seu”.

Pensando nisso, separamos 5 redes para quem quer investir ainda em 2021 e aproveitar as oportunidades na semana do consumidor!

Cebrac

O Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) é uma rede focada na profissionalização, com cursos inovadores que possuem a tecnologia PRONLINE onde o aluno aprende fazendo mesmo de casa. Além disso, a rede possui o CEBRAC EMPREGOS, que através de parcerias com empresas da região, une seus alunos às vagas de trabalho.

Investimento inicial: à partir de 350 mil com faturamento mensal de 100 a 170 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 18 a 24 meses.
No mês de março, a franqueadora oferece desconto de 15% na taxa de franquia.

Acquazero

A Acquazero é uma empresa que oferece um serviço de limpeza automotiva. Apesar de estar focada no setor automotivo, a marca também pode oferecer serviços de limpeza em sofás, tapetes, carpetes e estofados. Além disso, por meio dos suportes oferecidos, a marca ajuda seus franqueados a atingirem o desempenho esperado. Graças a esse trabalho, a Acquazero garante a segurança necessária para o seu franqueado desenvolver o seu trabalho.

Investimento inicial: a partir de R﹩ 17.820 mil
Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R﹩ 12 mil
Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Minds Idiomas

A rede Minds Idiomas, mesmo com a pandemia, não fechou nenhuma unidade e para o ano de 2021, lançou o modelo de microfranquia coworking. A Minds Idiomas é especializada no ensino de idiomas trazendo a inovação de games e um método de aprendizado funcional que se adapta na trilha do aprendizado. Para o mês da mulher a Minds oferece um desconto de 50% na taxa de franquia e isenção de royalties em 2021.

Investimento inicial: a partir de R﹩ 69 mil
Rentabilidade ou faturamento médio mensal: R﹩ 35 mil
Prazo de retorno: 18 meses
Para conhecer mais sobre a franquia Minds acesse aqui !

Mercadão do óculos

Visando suprir uma necessidade do nicho de mercado, surgiu em meados de 2012, por conta da experiência de uma diretoria com mais de 40 anos no ramo óptico, que inovou no segmento, popularizando os produtos para as classes C e D, com preços que variam entre R﹩ 19,90 e R﹩ 299,90.

Investimento inicial: a partir de 150 mil
Prazo médio de retorno do investimento: não informado
Para conhecer mais acesse aqui !

Água de cheiro

A Água de Cheiro se mantém otimista em meio ao cenário delicado do COVID-19 e continua focada em sua estratégia de franca expansão que teve início há três anos. No momento, os franqueados multilojas, ou seja, que desejam abrir mais uma franquia, já contam com condições especiais e benefícios que vão desde a negociação na expansão, até a implantação.

Além disso, a Água de Cheiro espera se unir a franqueados que atualmente estão atuando com outras bandeiras e, para isso, já oferece condições diferenciadas.

Investimento inicial: à partir de 89 mil com faturamento médio mensal de 75 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 18 a 24 meses.