Muita gente vai aproveitar o saque do FGTS para investir em um novo negócio. Se esse é o seu caso, ou se você tem um dinheiro guardado e sente que está na hora de empreender, saiba que as franquias são ótimas opções de investimento. E o setor de beleza figura entre as áreas menos afetadas pela crise. Dimitri Duque, diretor executivo do Spa das Sobrancelhas, empresa com 10 anos no mercado, garante que o cenário econômico atual traz boas oportunidades para quem deseja iniciar um negócio próprio. Hoje, a empresa conta com quase 350 franquias em todo o país, entre lojas e quiosques, e pretende ampliar ainda mais a sua atuação
“Este é o momento ideal, pois vivemos um cenário de queda da taxa de juros, em que opções tradicionais de investimento tornam-se cada vez menos interessantes. Além disso, temos uma expectativa positiva de retomada econômica enquanto ainda experimentamos as oportunidades geradas pela crise, como a retração dos aluguéis nas grandes cidades, reduzindo o custo de ocupação, e a disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado. A soma desses fatores representa um bom momento para empreender, especialmente no franchising, em que o risco é menor”, avalia.
Segundo Dimitri, o setor de beleza é um dos menos afetados pela crise, especialmente entre as empresas mais especializadas, que se destacam pela qualidade dos serviços prestados:
“Mesmo em tempos de crise, o consumidor continua com os mesmos desejos e necessidades. Beleza é um conceito relacionado a bem-estar e todos buscamos nos sentir bem sempre, com ou sem crise. O que ocorre é que o consumidor torna-se mais consciente do uso do dinheiro e, consequentemente, mais exigente. Nesse cenário, quem trabalha bem não sente os efeitos negativos”.
O Spa das Sobrancelhas surgiu em 2007 no Rio de Janeiro. A primeira unidade franqueada foi aberta em 2011 e hoje reúne centenas de lojas espalhadas pelo país. Neste mês de março, será inaugurada uma nova unidade própria, na cidade de Vassouras, interior do estado do RJ, onde moram residem Marko Porto e Jane Muniz, sócios-fundadores da empresa e criadores do conceito de embelezamento do olhar. E é lá que está localizado o novo centro de distribuição do Spa das Sobrancelhas.
PAIXÃO E DEDICAÇÃO SÃO REQUISITOS
Na hora de selecionar os interessados em abrir uma unidade da empresa, Dimitri conta que o mais importante é o candidato ter afinidade com o mercado de beleza, além de disponibilidade para dedicar-se ao negócio:
“Somos apaixonados pelo que fazemos e buscamos franqueados do mesmo perfil. Já as competências técnicas e gerenciais, nós podemos desenvolver com mais de 240 horas de treinamentos técnicos no Instituto Muniz Porto, nosso centro de formação, e 11 módulos de treinamento gerencial disponíveis na nossa universidade corporativa”.
Lara Piccinini de Moura é um prova de amor e dedicação pelo que faz. Uma unidade do Spa das Sobrancelhas foi o primeiro negócio dela, franqueada da Gonzaga, em Santos, litoral paulista. Lara investiu cerca de R$ 100 mil na nova empreitada e não se arrepende.