Franquia do setor óptico investe em marca própria para aumentar a lucratividade da rede

A rede Instituto Visão Solidária conta com cinco opções de marcas autorais em lentes e duas em armações

Muitas empresas brasileiras estão aderindo às marcas próprias e investindo nesse setor. Esse movimento acontece, pois, grande parte dos consumidores passaram a utilizar esse tipo de produto, pelo fato de terem mais confiança do que em outra determinada marca e, principalmente, pela questão financeira.

Em um estudo feito pela NielsenIQ, mostrou que nos primeiros quatro meses do ano passado, os consumidores investiram 7,68% a mais em produtos de marca própria, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Diante desse cenário, a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – rede do segmento óptico – tem investido forte em sua marca própria, seja em lentes ou armações, gerando uma alta procura.

“Contamos com linhas que são bem ecléticas, seja em modelos ou materiais. Temos opções desde o básico e metal, até o material de acetato, com qualidade e charme diferenciado. Nosso objetivo é atender todos os gostos e perfis de público”, comenta o diretor executivo da franquia, Tony Cozendey.

Opções variadas

Apesar de trabalhar apenas com suas marcas, o IVS conta com uma variedade de produtos, contribuindo para que o consumidor tenha diversas possibilidades de escolha na hora da compra. “Nas lentes, contamos com as nossas marcas Clean Vision 4k; Precision Plus 4k; Precision HD 360; Mono Clean Vision e Clean Office. Já nas armações, as nossas opções são Tony Cozendey e Highline”, explica Tony.

Funcionalidade

Outro diferencial da marca é que cada lente conta com uma funcionalidade diferente, fazendo com que a escolha do cliente seja definida através de sua necessidade. Veja o objetivo de cada produto:

Clean Vision 4k: lentes multifocais progressivas free forms com desenho de campo visual mais amplo; respeita as características individuais do usuário, projetando uma lente única; leva em consideração os parâmetros das armações e com progressão suave entre suas transições de campo visual.

Precision Plus 4k: desenho construído na face interna da lente, ampliando o campo de visão; campo de visão de longe, intermediário e perto amplo; para clientes que buscam melhor custo benefício e lentes revestidas de tecnologia; diminui as zonas de distorções, resultando em uma boa adaptação.

Precision HD 360: diminui as distorções laterais e efeito de flutuação; desenho multi, design suave; para clientes que buscam conforto para o campo de visão, além de um melhor custo-benefício; visão mais nítida, proporcionando amplitude e melhor performance nos campos de visão.

Mono Clean Vision: lentes monofocais com tecnologia free form.

Clean Office: linha ocupacional, para pessoas que necessitam de hiperfoco em distâncias curtas, recomendadas para escritórios.

Comercialização

O IVS tem como foco em sua comercialização, em todas as unidades franqueadas, as marcas próprias das lentes, pelo fato de contarem com um grande diferencial e atrativo, que é a boa margem de lucro, aumentando a rentabilidade da operação.

“Em casos específicos, onde não seja possível a conversão para nossas marcas, podem ser comercializadas outras marcas, desde que o laboratório parceiro da região consiga nos atender. Quanto às armações, somente podem ser comercializadas as marcas próprias Tony Cozendey e Highline”, detalha o diretor executivo.

Tony ainda ressalta que a maior vantagem em comercializar a marca própria são os maiores markeups empregados na operação. “Com isso, mais rentabilidade e lucratividade. Utilizando as marcas autorais temos um custo menor e uma margem maior ao vender os produtos.”

Estoque

Outro fator importante, além de ter sua própria marca, é contar com um bom estoque de armações, garantindo uma infinidade de opções aos consumidores. No IVS esse trabalho é definido através da elaboração do projeto arquitetônico, levando em consideração o tamanho da loja e quantidade de expositores com o estoque de reposição.

“As peças que ficam expostas são as armações dos óculos de grau, para a escolha do cliente e posterior confecção das lentes, também ficam visíveis os óculos solares e clipons. Além dos produtos em exposição, a recomendação da franqueadora é a existência do estoque para a reposição de 20% da quantidade existente nos expositores”, finaliza Cozendey.