Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias fechou 2018 com um faturamento de R$ 174.843 bilhões, um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior. O segmento de entretenimento e lazer figurou entre os cinco maiores do setor – atrás apenas de alimentação, casa e construção; e comunicação, informática e eletrônicos –, respondendo por R$ 2,437 bilhões de faturamento, um crescimento 12,7% em relação a 2017, com alta também em número de unidades de 6,9%.
Acreditando no potencial dessa fatia de negócio e no formato proposto para atender as mais de 30 milhões de crianças brasileiras, com idades entre 3 e 9 anos, as sócias fundadoras da única marca brasileira de pelúcias personalizáveis, Criamigos, Natielle Kraumman e Veronicah Sella buscam novos franqueados, por todo o Brasil, com o objetivo de chegar a marca de 80 oficinas em operação até 2021.
Entre as regiões mapeadas para expansão ainda em 2019, as cidades no radar da Criamigos são Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Recife (PB), Vitória (ES), Salvador (BA), Campinas (SP), Campos do Jordão (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre , (RS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), além de novas unidades nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo modelos de loja de rua ou shopping.
Com atuais sete unidades localizadas em Gramado (RS), Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Rio De Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF), a rede busca pessoas que gostem de crianças, sejam apaixonadas pela marca e entendam o propósito da Criamigos, que é oferecer emoção em forma de pelúcias, além de seguir encantados pelo negócio. “Caso o candidato tenha experiência em negócios e varejo, é um diferencial, mas não é pré-requisito”, pontua a sócia da Criamigos, Veronicah Sella.
Além de comprovação de capital de RS 300 mil para o aporte inicial, o empreender interessado na marca passa por uma análise de perfil, o Disc. Ferramenta, utilizada pelas grandes marcas para selecionar franqueados. Além disso, para garantir a qualidade no atendimento (carro chefe da rede) e uniformidade na gestão, a Criamigos oferece treinamento intensivo aos novos empreendedores no universo da marca com imersão de cinco dias do franqueado na sede, em Gramado, além de montagem conjunta da loja e suporte para escolha e treinamento do primeiro elenco, sendo auxiliado também em reportes mensais trimestrais nas lojas.
“Somos os únicos na América Latina que oferecem esse tipo de negócio, singular no Brasil. Levamos a proposta de resgatar o brincar e o cuidado com o outro por meio de bichos de pelúcia personalizáveis, em um formato inédito de negócio. Por isso, acreditamos no grande potencial de crescimento e no diferencial do nosso negócio, que é proporcionar emoção”, pontua Veronicah.