Franquia dá suporte para empreender no exterior

Estudo da ABF – Associação Brasileira de Franchising de 2019 indica que há 163 redes nacionais com operações em 107 países, sendo Moda o segmento mais representativo, com 35 marcas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem a seguir, com 32 e Alimentação em terceiro lugar, com 25. Esses dois últimos segmentos, junto com Serviços e Outros Negócios, apresentaram variações positivas expressivas de 2018 para 2019.

Abraçando esse interesse do investidor em ampliar os horizontes, algumas redes se propõem a colaborar ao máximo com o candidato, chegando até a auxiliar no visto para os determinados países, como é o caso da Arranjos Express, franquia especializada em serviços de costura

Entre os itens de apoio estão a apresentação de advogados especializados no visto de permanência do país escolhido, assim como especialistas na legislação local, localização do ponto, abertura de conta bancária e contratação de mão de obra. A rede conta hoje com 112 unidades funcionando em Portugal, Bolívia e Brasil, sendo o país que tem o maior número de lojas. 

Este ano, o projeto internacional abrirá mais duas unidades na Bolívia, uma no Peru e outra em Miami, nos Estados Unidos. O plano de internacionalização tem foco também na Austrália, Canadá, Colômbia, China e Uruguai.