Franquia CotaFácil fecha o 30 trimestre de 2022 com vendas de consórcios atingindo alta de 46%

O último levantamento da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) registrou pela 9ª vez consecutiva, só neste ano, recorde de 9,12 milhões de participantes ativos. Acompanhando o bom desempenho do setor, a CotaFácil, rede de consórcios e seguros, fechou o terceiro trimestre com as vendas de consórcios atingindo alta de 46% em relação ao mesmo período de 2021. Esse crescimento foi puxado pelo aumento de adesão de consórcios na categoria de imóvel que corresponde a 41% do faturamento, seguido por automóvel com 38%, juntos, essas duas categorias somam 78% do faturamento, enquanto outros produtos como serviços e motocicletas correspondem a 22%.

Entre as regiões que mais venderam se destacam a Sudeste e Sul nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com 60% das vendas. Para Ismael Dias, CEO da CotaFácil, esse crescimento pode ter relação com a não cobrança de juros, que diferente do financiamento, afetado pela taxa Selic que este ano chegou a 13,75%, o consórcio cobra apenas valores referente a taxa de administração e fundo reserva.

E para quem acha que o consórcio pode ser demorado, o executivo dá a dica: “mensalmente o cliente tem a oportunidade de ofertar um lance, que funciona como uma espécie de antecipação de parcelas e precisa ser feito antes dos sorteios. Esse lance pode ser fixo, de acordo com o contrato, ou embutido, que neste caso o recurso sai do valor da própria carta de crédito”, finaliza Ismael.