Franqueadoras investem em treinamento para driblar a crise

Em tempos de crise econômica, é essencial o preparo das empresas para se destacar da concorrência. No segmento de franquias, um dos principais desafios é manter a qualidade do serviço em toda a rede, por isso, a educação corporativa é essencial e deve ser realizada de maneira contínua, com o objetivo de habilitar o empreendedor para a gestão do próprio negócio e na operação do dia a dia. Com esse objetivo, marcas consolidadas estão criando universidades corporativas e ferramentas on-line que oferecem cursos e treinamentos presenciais e à distância com o propósito de oferecer estrutura especializada em desenvolver treinamentos em áreas sensíveis para o negócio. Isso inclui desde cursos de finanças, administração e de especialização com ênfase em mercado até treinamentos de gestão e manuais. 

A rede de franquia de óculos solares e de grau Mercadão dos Óculos criou em 2015 a Universidade Corporativa do Mercadão dos Óculos (UCM), para transferir o conhecimento de forma presencial obrigatória por meio dos treinamentos presenciais na instituição que fica em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde é realizada a capacitação dos novos franqueados, as convenções nacionais com apresentações de desempenho e as reciclagens dos colaboradores para envolver eles entre si e, mantê-los informados sobre as novidades da marca, e à distância, que não é obrigatória, por meio da ferramenta on-line que foi desenvolvida para os franqueados, gerentes das lojas e equipes de vendas terem acesso a cursos como gestão comercial, liderança e empreendedorismo. 

No final de cada aprendizado, o participante é submetido a uma avaliação que lhe concede um certificado da organização, comprovando assim sua aptidão para a função dentro dos padrões da marca. Além disso, por meio da ferramenta, a franqueadora tem acesso a todos os conteúdos que os parceiros acessam e o tempo destinado ao ensinamento, permitindo o acompanhamento do aprendizado em tempo real e controle de quem participa dos treinamentos garantindo assim uma forma eficaz de detectar possíveis problemas. Por meio do sistema também são realizadas conferências periódicas. 

De acordo com o sócio-diretor de marketing da rede, Fábio Nadruz, o principal canal de comunicação hoje em dia entre a franqueadora e toda a rede é a UCM. “Atualmente 190 pessoas das 280 que compõem a organização já participaram das capacitações que oferecemos, e desde que implantamos a ferramenta, o faturamento da rede melhorou em 10%. Em 2016 vamos investir mais de R$ 70 mil reais em tecnologia para aperfeiçoar as pessoas, que é o nosso bem mais precioso”, ressalta. 

Neste cenário, a rede de vestuário infantil Tip Top também está investindo na área e criou um setor de treinamento muito forte na empresa, que continuamente atualiza os processos junto aos franqueados e toda a equipe das lojas com focos em várias áreas como gestão, atendimento, controle de estoque, finanças, entre outros pontos importantes para o andamento de uma franquia. “Além de habilitar novos colaboradores, achamos essencial manter a casa em ordem e sempre capacitar e fazer uma reciclagem com nossos franqueados, assim a excelência sempre será o padrão da rede”, afirma o gerente de expansão da marca, Ricardo Marcondes. Isso explica a redução do turn over de funcionários nas lojas da rede e a melhora constante no atendimento prestado ao consumidor, o que gera consequentemente um crescimento de vendas para o negócio em um período de crise como vivemos. 

Uma rede que também aposta em um sistema de treinamentos, para agregar conhecimentos aos novos franqueados e reciclar o que foi absorvido pelos que já fazem parte da rede, é a Jan-Pro – rede de franquia especializada em serviços de limpeza comercial. Dividida em cinco módulos, a primeira etapa da formação oferecida aos empreendedores que ingressam na rede compreende assuntos para o melhor entendimento do negócio e para ajudar a garantir o sucesso da unidade como, por exemplo, capacitação dos prestadores, realização de orçamentos e sobre como aplicar os métodos de limpeza da marca. “Todos os treinamentos são certificados e reconhecidos. Nosso objetivo é oferecer um suporte completo para que o franqueado se sinta apto e preparado para colocar sua unidade em funcionamento”, afirma o diretor executivo da Jan-Pro no Brasil, Renato Ticoulat. 

Após iniciarem as operações, os franqueados da rede ainda contam com um suporte de reciclagem de conhecimentos e mais cinco módulos de treinamentos complementares, que podem ser feitos ao longo de um ano, com o intuito de prepará-lo para o atendimento de contratos de grande porte e para lidar com o crescimento autossustentável de sua unidade. “A formação avançada compreende assuntos como marketing, departamento pessoal e relacionamento com o cliente. Além disso, mensalmente promovemos dois encontros para oferecer suporte sobre algum problema ou tema que esteja presente no dia a dia das nossas franquias, por exemplo, para falar sobre conservação de cozinhas comerciais, pensando nos contratos que estamos fechando com grandes redes de alimentação”, explica Ticoulat.

 

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